Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Novembro de 2016 às 00:07

Nono dígito começa a valer a partir deste domingo na Região Sul

Operadoras vão disponibilizar apps para a conversão automática

Operadoras vão disponibilizar apps para a conversão automática


João Mattos/arquivo/JC
Patricia Knebel
A partir de domingo, os usuários de telefones celulares das áreas 51, 53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul, terão que acrescentar o número nove à frente dos atuais para que a ligação seja completada e as mensagens de SMS enviadas.
A partir de domingo, os usuários de telefones celulares das áreas 51, 53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul, terão que acrescentar o número nove à frente dos atuais para que a ligação seja completada e as mensagens de SMS enviadas.
Essa é a última etapa da implementação do nono dígito na telefonia celular brasileira, que começou em 29 de julho de 2012 para clientes do DDD 11 e foi acontecendo gradualmente em todo Brasil. É uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atender à crescente demanda pelo serviço móvel no País.
A mudança na discagem de chamadas passará a valer também em Santa Catarina (DDDs 46, 47, 48 e 49) e Paraná (DDDs 41, 42, 43, 44, 45 e 46).
Até o dia 15 de novembro, as chamadas realizadas na região Sul apenas com os oito dígitos ainda serão completadas. De 16 de novembro a 13 de fevereiro de 2017, haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.
As operadoras se anteciparam para evitar dor de cabeça aos usuários, que precisarão alterar os dados no sua lista de contatos e estão disponibilizando aplicativos de uso gratuito para atualizar a agenda com o número nove a partir do dia seis de novembro.
No caso da Vivo, basta fazer o download do app Vivo 9º Dígito. Os clientes corporativos da operadora, que possuem o serviço Vox Fácil, terão a atualização automática do 9º dígito. Para os que utilizam o PABX será preciso acionar o mantenedor para que as alterações necessárias sejam realizadas.
O mesmo fez a Oi com o Oi 9º Digito, que insere automaticamente o dígito 9 na frente dos números que sofrerão alteração. O serviço está disponível para clientes de qualquer operadora. Além de incluir o nono dígito, o aplicativo insere os códigos 14 ou 31 nas chamadas para outras cidades.
Já os usuários da Claro poderão baixar o aplicativo da Embratel, outra marca do Grupo América Móvil Brasil, chamado Embratel 9º Dígito. O serviço acrescenta automaticamente o nono dígito aos contatos com DDDs. A TIM disponibilizou um aplicativo nas demais regiões do País mas, no Rio Grande do Sul, isso ainda depende de alguns ajustes comerciais.
A atualização da agenda por meio dos apps só deverão ser realizadas pelos usuários a partir de domingo.
Os usuários que tiverem dúvidas ou reclamações após a migração para o nono dígito poderão procurar o Procon Porto Alegre e registrar suas queixas pelo site www.proconpoa.rs.gov.br ou acessando gratuitamente o Procon App no aparelho celular, disponível para sistema Android e IOS.

Sobre o nono dígito

Vivo: 
Claro:
Oi:
TIM: 
Mais informações: até 15 de novembro, as chamadas realizadas na região Sul apenas com os oito dígitos ainda serão completadas. De 16 de novembro a 13 de fevereiro de 2017, haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO