Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 29 de Novembro de 2016 às 23:32

Poluição eletrônica


PMG/DIVULGAÇÃO/JC
As cidades tem promovido ações de recolhimento de lixo, especialmente o eletrônico. É de abismar a quantidade de televisores, computadores e eletrodomésticos que a população joga a Deus dará, especialmente os primeiros. Existem até empresas especializadas, como a Natusomos, de Horizontina. A foto mostra parte dos 6 mil itens resgatados no município Giruá. Porque não basta recolher, tem que dar um fim ambientalmente correto.
As cidades tem promovido ações de recolhimento de lixo, especialmente o eletrônico. É de abismar a quantidade de televisores, computadores e eletrodomésticos que a população joga a Deus dará, especialmente os primeiros. Existem até empresas especializadas, como a Natusomos, de Horizontina. A foto mostra parte dos 6 mil itens resgatados no município Giruá. Porque não basta recolher, tem que dar um fim ambientalmente correto.

Impressões digitais


PMG/DIVULGAÇÃO/JC
Já está disponível no mercado o mais rápido Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (Afis - Automated Fingerprint Identification System) de todo o mundo, o alemão Dermalog Afis. O software permite o processamento de cerca de 1 bilhão de comparações por segundo. Foi-se o tempo em que comparar digitais tinha que ser feito laboriosamente. Lá.
 

Cenas da cidade

Ontem, 14h, Centro Histórico. Um casal bem jovem sobe a Borges de Medeiros antes da Esquina Democrática. Ela, na posição de comer mosca, esbarra com violência em um deficiente visual que descia em sentido contrário. A vítima do choque geme de dor e segura a bengala; o casal apenas olha com indiferença. Não pede desculpas ou se prontifica a ajudar. Nem mesmo para de caminhar.

Deputado Emérito

Deputado constituinte, líder com forte atuação em defesa do agronegócio e da agricultura familiar, figura admirada inclusive por seus adversários políticos, Francisco Turra (PP) recebe, hoje, às 14h, na Assembleia Legislativa, o título de Deputado Emérito.

Compra consciente

Planejamento é tudo quando o assunto é educação financeira. Ninguém precisa deixar de comprar artigos mais caros, contanto que essa compra seja organizada previamente. Esta é uma das dicas que o economista da CDL Porto Alegre, Victor Sant'Ana, dará na manhã de hoje em evento gratuito e aberto ao público promovido pela entidade.

Semana ARP

O britânico Simon Tunstill desembarca em Porto Alegre no dia 7 para a Semana ARP Especial 60 anos. Diretor de comunicação da Thinkbox, entidade que cuida dos interesses comerciais coletivos da TV no Reino Unido e produz uma série de estudos sobre o real impacto de novas formas de mídia na sociedade, ele vem à Capital para falar sobre "O Poder da Televisão".

O crupe

De alguns tempos para cá, multiplicam-se os casos em que o leigo classifica alguma indisposição como virose. Dificuldades para inspirar, vias aéreas superiores e inferiores entupidas, rouquidão e tosse por até uma semana. Ora, estes sintomas combinam com uma doença viral que ninguém fala mais, o crupe. Tecnicamente, uma doença viral contagiosa chamada laringotraqueobronquite.

Estresse extra

Jogadores de futebol, em sua maioria, são muito supersticiosos. Então os clubes terão que lidar com mais um fator de estresse dos atletas em voos de longa duração, principalmente. E nessas horas não há psicólogo que resolva. Aliás, não só eles. O escritor Fernando Sabino dizia que há dois grupos de pessoas, os que têm medo de avião e os que fingem não ter medo. Apesar de que ser pedestre é mais perigoso do que viajar de avião.

A sucessão de eventos I

Acidente de aviação nunca se dá por apenas uma causa, e sim pelo que os investigadores chamam de sucessão de eventos. É bem o caso do jato da boliviana Lamia. A Anac proibiu o voo, porque tinha que ser por empresa colombiana ou brasileira, o Avro tinha pouca autonomia e tem retrospecto de incidentes. Resta confirmar se foi pane elétrica ou pane seca. Na aviação, assim como na vida, nunca é azar, é sempre consequência.

A sucessão de eventos II

O Avro é um velho conhecido da aviação brasileira dos anos 1960 e 1970. Não na versão asa alta, como o do acidente, um quadrijato feito para operar em pistas curtas, mas o bimotor asa baixa. O Avro, o também inglês Viscount e o japonês Yi-11 (Samurai) foram os primeiros turboélices utilizados na aviação comercial brasileira nos anos 1960. Todos eles protagonizaram acidentes fatais.

Miúdas

IMPRESSIONANTE o número de eventos natalinos ou não cancelados devido à tragédia na Colômbia.
EM regra, atualizar iPad é pedir para que ele fique lento, perca recursos e só adicione besteiras.
DIRETOR financeiro da OAS, Mateus Sá foi absolvido por unanimidade pelo TRF-4. Perdeu tudo. E agora, José?
É mais fácil reconhecer o erro do que descobrir a verdade. (Johann Wolfgang von Goethe).