Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Clima

- Publicada em 09 de Outubro de 2016 às 17:57

Áreas do Haiti afetadas por furacão começam a receber ajuda

Comboios de ajuda estão chegando ao Sudoeste do Haiti, por meio de uma pista de pouso, depois de algumas estradas terem sido danificadas pelo Furacão Matthew. Uma embarcação com comida e água está ancorada no mar.
Comboios de ajuda estão chegando ao Sudoeste do Haiti, por meio de uma pista de pouso, depois de algumas estradas terem sido danificadas pelo Furacão Matthew. Uma embarcação com comida e água está ancorada no mar.
A resposta internacional ao desastre está a caminho, enquanto as autoridades tentam mensurar o número de mortos e as consequências da destruição. No entanto, algumas limitações prejudicam a ajuda às vítimas, como a dificuldade de locomoção para chegar a muitos dos vilarejos atingidos. As pessoas que perderam tudo se mostram cada vez mais desesperadas.
O Haiti deu início ontem a um período de luto nacional oficial de três dias, sob um decreto emitido pelo presidente Jocelerme Privert. O número exato de mortos permanece incerto. Guillaume Silvera, um alto funcionário da Agência de Proteção Civil no Departamento Grande Enseada, informou que haviam sido confirmadas 522 mortes, excluindo vítimas de comunidades distantes, onde autoridades ainda não conseguiram chegar, em razão do colapso de estradas e pontes. "Acreditamos que os números vão aumentar", ressaltou. A sede da Proteção Civil em Porto Príncipe, por sua vez, tinha no sábado uma contagem oficial de 336 mortos, incluindo 191 mortes em Grande Enseada.
Autoridades do governo estimam que ao menos 350 mil pessoas precisem de assistência e relataram preocupação com o aumento dos casos de cólera após as inundações desencadeadas pelo Matthew. Um surto em curso da doença já matou cerca de 10 mil pessoas desde 2010.

EUA registram 17 mortes; serviço 911 está indisponível em algumas áreas

O furacão Matthew causou pelo menos 17 mortes nos Estados Unidos, com sete delas ocorrendo no estado da Carolina do Norte. O furacão foi rebaixado a ciclone pós-tropical na manhã de ontem, com ventos de 120 km/h.
A tormenta começou a se formar no Oceano Atlântico há duas semanas e foi gradualmente se transformando em uma tempestade de categoria 4, quando atingiu o Caribe. Após passar pelo Haiti, pela Jamaica e por Cuba, o furacão subiu para os EUA, na costa da Flórida. Felizmente, a tempestade não chegou a terra firme e poupou o estado de uma devastação maior. Quando finalmente alcançou terra firme no sábado, na Carolina do Sul, Matthew já havia caído para a categoria 1 de furacão.
De acordo com o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, foram acionadas 58 equipes de resgate, que já salvaram 887 pessoas em áreas inundadas. Há socorro adicional a caminho para ajudar a população que vive em áreas rurais, onde o serviço de emergência 911 está indisponível.