Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 06 de Outubro de 2016 às 23:44

Fapergs reconhece ciência e tecnologia do Estado

Honraria homenageou 10 pesquisadores com relevantes contribuições em seis áreas do conhecimento

Honraria homenageou 10 pesquisadores com relevantes contribuições em seis áreas do conhecimento


CASSIANA MARTINS/JC
Roberta Mello
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) concedeu ontem à noite distinção a alguns dos principais nomes da pesquisa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 foi entregue a 10 cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica em solenidade na Fiergs.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) concedeu ontem à noite distinção a alguns dos principais nomes da pesquisa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 foi entregue a 10 cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica em solenidade na Fiergs.
Foram contempladas seis áreas do conhecimento nas modalidades Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química. Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, esta 6ª edição contou com uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco para celebrar em 2016 a busca por soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.
O diretor administrativo-financeiro da Fapergs, Marco Antonio Baldo, explica que a premiação veio para aproximar ainda mais a academia do público em geral dando visibilidade aos estudos e ajudando a garantir sua aplicação. "A pesquisa sempre teve o objetivo de promover melhorias para a humanidade. O que buscamos é valorizar isso", garante Baldo.
O presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, destacou a relevância dos programas de apoio à pesquisa e ao pesquisador em nível federal e estadual e da garantia de investimentos financeiros na área, mesmo em tempos de crise. "Tenho experiência na academia, continuo ligado à UFPel, e acompanho a contribuição das fundações de apoio a pesquisa. A Fapergs não está em uma situação confortável, assim como as demais instituições estaduais, mas temos certeza que está garantida nossa continuidade", disse Dellagostin, nomeado há menos de um mês para o cargo.
Este ano, entre as escolhas do Prêmio Pesquisador Gaúcho na categoria Pesquisador na Empresa está um projeto apoiado pelo Programa de Apoio à Inovação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Estado do Rio Grande do Sul (Tecnova/RS), pelo segundo ano consecutivo. A gerente administrativa do Tecnova/RS, Elisabete Haase Mollmann, ressalta que o Rio Grande do Sul é, sem dúvida, um dos estados brasileiros com mais maturidade para inovação. Segundo Elisabete, o Tecnova foi implementado em todo o Brasil e em muitos locais apresentou dificuldade para encontrar empresas a serem contempladas. No Estado, houve demanda excedente de R$ 13 milhões.
O programa entrou em operação em 2014 e agora entra em fase de encerramento. O Tecnova/RS depende de recursos do governo do Estado e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do governo federal para continuar nos próximos anos.
Confira os premiados
Pesquisador Destaque
Engenharia: Ademir José Zattera (UCS)
Física e Astronomia: Thaisa Storchi Bergmann (Ufrgs)
Geociências: Farid Chemale Junior (Unisinos)
Matemática, Estatística e Computação: Manuel Menezes de Oliveira Neto (Ufrgs)
Interdisciplinar: João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)
Química: Nilo Zanatta (UFSM)
Pesquisador Jovem Inovador
Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)
Pesquisador na Empresa
Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)
Pesquisador na Indústria
José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia)
Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global
Jair Putzke (Unisc)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapergs
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO