Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Outubro de 2016 às 22:20

A outra eleição

Donald Trump é o candidato mais criticado nas eleições americanas

Donald Trump é o candidato mais criticado nas eleições americanas


JEWEL SAMAD/AFP/JC
Donald Trump parece tábua de tiro ao alvo de parque de diversões, é o candidato que mais chumbo leva. Ele desconta as críticas recebidas com juros e correção em cima de Hilary Clinton. Como há muitos outros candidatos nanicos, sempre existe a possibilidade de surpresa na eleição de novembro.
Donald Trump parece tábua de tiro ao alvo de parque de diversões, é o candidato que mais chumbo leva. Ele desconta as críticas recebidas com juros e correção em cima de Hilary Clinton. Como há muitos outros candidatos nanicos, sempre existe a possibilidade de surpresa na eleição de novembro.

O processo

Em vez de estudo, processo. Em decisão recente, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul considerou improcedente pedido de aluno de escola do Interior que reclamou das atitudes da professora em sala de aula com relação à disciplina. Afirmou ter sido agredido e ingressou na Justiça com pedido de indenização por danos morais. Aluno processar professor virou moda. Tudo tão estranho...

Na boca do caixa

Não há fumaça branca na greve dos bancários. Entrementes, bancos estão conseguindo liminares para abrir algumas agências, como é o caso do Bradesco. Como o salário de boa parte da iniciativa privada será creditado nesta quinta-feira, será o segundo mês problemático para os correntistas.

Uns...

Entre outros nomes de guerra registrados por candidatos a vereador em Porto Alegre, tivemos Petiço do Canadá (SD), Teimoso (PEN), Perversa Angelita (PSB), Moranguinho da Habitação (PSDC).

...e outros

Em Porto Mauá, foi eleito prefeito com 100% dos votos válidos Nego Weiss (PP). Weiss em alemão é branco. Em São Vendelino, Evandro Schneider (PTB), também alcançou votação de 100%.

Nenhum de nós

Nenhum jornalista se elegeu em Porto Alegre, salvo João Bosco Vaz (PDT), que foi jornalista e é político há muito tempo. Ou se considerarmos que Mônica Leal (PP) é formada em Jornalismo...

O matador

Um dos erros mais comuns cometidos pelos candidatos é achar que estão bem na foto quando saem as primeiras pesquisas e eles estão bem na parada, principalmente na espontânea. O erro fatal é confundir piso com teto. Esse mata.

Fiz o que pude

"Fiz o possível", afirma o prefeito José Fortunati (PDT), avaliando sua gestão. "A cidade é viva, nós enfrentamos dificuldades normais, mas eu me empenhei ao máximo para que eu pudesse entregar a cidade da melhor forma possível. Tenho a convicção de que a cidade que eu vou entregar é melhor do que a que eu recebi", salienta.

Novo, de fato

Se o PT encolheu e o PSDB espichou, não é menos notável o crescimento do Partido Novo, que não faz parte do espectro da esquerda, bem pelo contrário. Sem usar verbas do fundo partidário e sem esconder o nome da sigla na propaganda, elegeu o 5º vereador mais votado de Porto Alegre, Felipe Camozzato, que recebeu o apoio de 10.488 eleitores.

Bico a bico

Na expressiva votação obtida por Nelson Marchezan Júnior (PSDB), não pode ser esquecido o fato de que os tucanos estão aliançados com o PP na Capital, fator decisivo para viabilizar a candidatura a prefeito. Se Marchezan vencer o segundo turno, sua vaga na Câmara dos Deputados ficará com a suplente Yeda Crusius (PSDB). Como até os ninhos dos tucanos nas árvores sabem, os dois não se bicam.

Bem na foto

O PSDB consolidou a sua força nas urnas elegendo 791 prefeitos em todo o Brasil, o segundo maior no número de prefeitos. Em 2012, o PSDB conquistou 686 prefeituras; neste ano, foram 105 a mais.

Miúdas

  • AO fazer tiro ao alvo em PM com cesta de flores, a candidata a vice-prefeita Silvana Conti (PCdoB) deu o tapa e escondeu a mão.
  • QUANDO tentou inverter o jogo, esqueceu que sempre tem alguém gravando. Sempre.
  • PTB tirou votos de Sebastião Melo (PMDB) na Capital, então deve estar negociando apoio para o segundo turno.
  • SIGLAS ainda teriam poder de transferência de votos? Sebastião Melo, por exemplo, diz que não.
  • CAUSA animal atrai mais votos que a causa humana. E não só aqui. Noé e sua arca vivem.

Finais

  • EVANDRO Luis Moraes, superintendente do Hospital Moinhos de Vento, participa do Fórum Internacional de Supply Chain & Expo.Logística no Rio de Janeiro.
  • DE 20 a 22, a Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho realizará a 23ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho. Programação no site.