Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 27 de Outubro de 2016 às 22:05

Chevrolet Camaro chega à sexta geração ainda mais potente

Freio de estacionamento agora é elétrico, liberando espaço no console

Freio de estacionamento agora é elétrico, liberando espaço no console


General Motors/DIVULGAÇÃO/JC
O carro mudou bastante: aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura foram desenvolvidos especificamente, e sua estrutura se tornou 28% mais rígida e 83 quilos mais leve. Tais avanços foram possíveis em função da adoção de uma nova plataforma, que usa, com abundância, aço de alta resistência e alumínio.
O carro mudou bastante: aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura foram desenvolvidos especificamente, e sua estrutura se tornou 28% mais rígida e 83 quilos mais leve. Tais avanços foram possíveis em função da adoção de uma nova plataforma, que usa, com abundância, aço de alta resistência e alumínio.
A suspensão dianteira agora é multilink McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo. Já a traseira, independente, possui cinco braços. Freios de alta performance associam discos ventilados de 345 milímetros na dianteira e de 338 mm na traseira, com pinças de quatro pistões.
Para facilitar e deixar mais segura a condução do superesportivo, intercedem tecnologias como o sistema de vetorização do torque e os controles de tração e de estabilidade. Um acréscimo para a sexta geração do Camaro é o seletor de direção com quatro modos (passeio, esportivo, neve e pista), cada um configurando parâmetros como sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, mapeamento da transmissão e até a cor da ambientação da cabine.
Em relação ao antecessor, o novo Camaro ficou um pouco mais compacto para otimizar a dirigibilidade. Ele mede 4.784 mm de comprimento (antes, 4.836 mm), 1.894 mm de largura (1.917 mm) e 1.340 mm de altura (1.371 mm), com 2.812 mm de distância entre-eixos (2.852 mm).
Embora completamente redesenhado, o novo Camaro manteve a aparência "musculosa" e agressiva que tanto agrada seus admiradores. As proporções sugerem força, com destaque para o capô alongado, que confere imponência ao veículo. Os faróis ganharam lâmpada de xenônio e luz diurna de LED, enquanto as lanternas traseiras horizontais, também com LEDs, conjugam dois elementos.
A Chevrolet oferecerá o Camaro nas configurações cupê e conversível no Brasil. O primeiro inclui teto solar elétrico de série. Já o segundo vem com capota retrátil de acionamento automático.
O interior do modelo também sofreu significativas mudanças no estilo, ergonomia e funcionalidades. A principal novidade é a tela de alta definição, com oito polegadas, instalada entre os dois mostradores no quadro de instrumentos: configurável, ela pode exibir informações adicionais de desempenho, navegação, multimídia e do computador de bordo.
O Camaro SS mais potente já produzido é equipado com um novo motor V8 de 6.2 litros, o mesmo do Corvette Stingray, mas com adaptações que envolveram 20% das peças. O sistema de escapamento tubular em forma de "Y", por exemplo, é exclusivo.
O propulsor emprega uma nova geração do sistema de desligamento automático de quatro dos oito cilindros, concebido para poupar combustível. Junto da injeção direta de combustível e do comando de válvulas continuamente variável, proporciona redução de até 20% no consumo.
Comparado com a geração anterior, houve ganho de 55 cv potência e de 68,6 Nm de torque, alcançando 461 cv a 6.000 rpm e 616,4 Nm a 4.400 giros. A tração traseira é acionada por uma transmissão automática também nova, agora de oito marchas, que permite trocas manuais por meio de aletas atrás do volante.
A estreia do novo Camaro no mercado nacional se dá a partir de novembro, com a série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do esportivo cupê norte-americano. São 100 unidades que se diferenciam por acabamentos exclusivos e com preço de R$ 297 mil. A versão conversível só desembarcará aqui no final do primeiro trimestre de 2017.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO