Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

governo federal

- Publicada em 07 de Setembro de 2016 às 16:51

Temer é recebido com protestos no desfile

Presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer assistem desfile em Brasília

Presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer assistem desfile em Brasília


WILSON DIAS/ABR/JC
O presidente Michel Temer (PMDB) ouviu gritos de "Fora Temer" na sua primeira aparição pública no Brasil desde que assumiu o cargo em definitivo, no dia 31 de agosto.
O presidente Michel Temer (PMDB) ouviu gritos de "Fora Temer" na sua primeira aparição pública no Brasil desde que assumiu o cargo em definitivo, no dia 31 de agosto.
Na abertura do desfile de 7 de Setembro, em Brasília, o peemedebista foi recebido com protestos de parte da arquibancada de convidados que acompanharam o evento de celebração à Independência.
Sem usar a tradicional faixa presidencial, Temer dispensou o carro aberto e chegou num veículo presidencial fechado, acompanhado da mulher, Marcela.
Quando ele subiu no espaço reservado às autoridades, um público da arquibancada, alguns deles estudantes da Universidade de São Paulo (USP), passou a gritar "Fora Temer".
O protesto foi ouvido da tribuna onde estava o presidente e também de outras áreas ao redor do desfile.
Um outro grupo tentou reagir, de maneira bem mais tímida, com os gritos de "a nossa bandeira jamais será vermelha", em referência à cor oficial do PT. Houve ainda nova manifestação contra o presidente ao fim da cerimônia, que reuniu 3 mil pessoas em Brasília.
Temer cumpriu o rito do desfile, sem discurso ou entrevistas.
Um dos espectadores que puxou o "Fora, Temer" foi Lucas Bertho, estudante de Gestão de Políticas Públicas da USP. Ele disse à reportagem que recebeu o convite da universidade para assistir ao desfile. Contou que viajou a Brasília por causa de uma disciplina que inclui uma viagem à capital.
Seus colegas de curso Renato Domingos Junior e Bianca Lisboa Jacom também protestaram. Domingos Junior disse que, antes de ir embora, Temer olhou para eles e fez um sinal de "joinha".
O 7 de Setembro foi marcado por protestos em todo o País. Entre os atos no Desfile da Independência e O Grito dos Excluídos - manifestação tradicional de movimentos sociais na data -, os ativistas foram às ruas em 15 capitais, além do Distrito Federal.
Além da pauta habitual, de defesa dos direitos sociais, os protestos foram dominados pelo "Fora Temer" e a defesa de eleições diretas já. Em algumas cidades, manifestações contrárias a Temer se juntaram às atividades do Grito dos Excluídos - caso de Brasília. Entre as capitais, houve manifestações em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre, Curitiba (PR), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC).
No Interior, houve atos nas cidades de Montes Claros e Governador Valadares (Minas Gerais), Sorocaba (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Garanhuns (PE).

Ministros minimizam manifestações na Esplanada

Os ministros Eliseu Padilha (PMDB), chefe da Casa Civil, e Geddel Vieira Lima (PMDB), secretário-geral da Presidência da República, minimizaram os protestos registrados ontem na Esplanada dos Ministérios, onde foi realizado o desfile de 7 de Setembro com a presença do presidente Michel Temer (PMDB).
Questionado se havia sido surpreendido pelas manifestações durante a celebração da Independência do Brasil, Padilha interpretou como razoável o tamanho do protesto em relação aos que apoiam Temer.
"Vocês já viram falar em uma democracia em que não haja liberdade de manifestação?". "A mim (o protesto) não surpreendeu. A dimensão é de 18 pessoas em 18 mil. Acho que está boa (a dimensão)", definiu Padilha. As declarações foram dadas depois que o desfile foi encerrado.
O ministro Geddel Vieira Lima também minimizou as manifestações. "Eu achei tudo bem os aplausos das pessoas com bandeiras verde e amarela. Vocês não perguntam sobre isso."
Moreira Franco (PMDB), secretário de Parcerias e Investimentos, afirmou que os gritos do "Fora Temer" vieram de pessoas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"O governo tem um sistema bom de investigação e apurou isso", disse Moreira Franco, após o evento.

Padilha e Geddel falam na Esplanada dos Ministérios

Os ministros Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, e Geddel Vieira Lima, secretário-geral da Presidência da República, minimizaram os protestos registrados ontem na Esplanada dos Ministérios, onde foi realizado o desfile de 7 de Setembro com a presença do presidente Michel Temer (PMDB).
Perguntado se havia sido surpreendido pelas manifestações, Padilha afirmou: "vocês já viram falar em uma democracia em que não haja liberdade de manifestação?". "A mim (o protesto) não surpreendeu. A dimensão é de 18 pessoas em 18 mil. Acho que está boa (a dimensão)".
As declarações foram dadas depois que o desfile foi encerrado. O ministro Geddel Vieira Lima também minimizou as manifestações. "Eu achei tudo bem os aplausos das pessoas com bandeiras verde e amarela. Vocês não perguntam sobre isso." Ministros presentes buscaram minimizar o episódio no tradicional desfile. Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que os gritos "não surpreenderam o governo": "18 pessoas (protestando) em 18 mil (presentes), a dimensão está boa. Você já ouviu falar em democracia sem liberdade de expressão?".
Já Moreira Franco, secretário de Parcerias e Investimentos, afirmou que os gritos do "Fora, Temer" vieram de pessoas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). "O governo tem um sistema bom de investigação e apurou isso", disse, após o evento.