Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Patrimônio

- Publicada em 15 de Setembro de 2016 às 22:31

Restauração da Igreja das Dores terá foco em PPCI

Com 203 anos, igreja é um dos cartões postais de Porto Alegre

Com 203 anos, igreja é um dos cartões postais de Porto Alegre


JONATHAN HECKLER/JC
A igreja mais antiga de Porto Alegre, com 203 anos, receberá nova restauração nos próximos meses. Um dos cartões postais da cidade, a Igreja Nossa Senhora das Dores terá iniciadas, até o final do ano, obras com foco na obtenção do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O alvará permitirá visitação às torres do prédio. Os reparos servirão, também, para preparar a igreja para um plano mais audacioso - a construção do primeiro museu de arte sacra da Capital.
A igreja mais antiga de Porto Alegre, com 203 anos, receberá nova restauração nos próximos meses. Um dos cartões postais da cidade, a Igreja Nossa Senhora das Dores terá iniciadas, até o final do ano, obras com foco na obtenção do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). O alvará permitirá visitação às torres do prédio. Os reparos servirão, também, para preparar a igreja para um plano mais audacioso - a construção do primeiro museu de arte sacra da Capital.
Concluída em 1813, a edificação é a única igreja da Capital tombada como monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1938. Por isso, o instituto acompanha qualquer intervenção realizada no local. Desta vez, a obra será financiada pela Braskem, através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC). O valor aprovado e captado foi de R$ 1.613.881,06. A restauração terá início em novembro ou dezembro deste ano e terminará em novembro de 2017.
Os recursos serão investidos na implantação do PPCI, no restauro do retábulo da capela suplementar, do telhado e de bens integrados da capela-mor da Igreja das Dores, dando base para a construção do primeiro museu de arte sacra de Porto Alegre. Os principais objetos a serem colocados no acervo serão restaurados.
O projeto de restauração foi aprovado pela LIC em outubro de 2015. Segundo a coordenadora do processo de captação de recursos do projeto, Gabriela Magagnin, metade do valor será destinado à implantação do PPCI. "Por ser um patrimônio histórico, temos uma responsabilidade ainda maior de ter alvará de prevenção contra incêndios. A falta de PPCI nos impede de fazer visitações às torres, por exemplo", relata.
Em paralelo à restauração, um outro projeto ainda está em fase de captação de investidores. Aprovado pela Lei Rouanet, o plano prevê a criação de um memorial dentro das Dores, com a instalação de um percurso museológico de visitação onde se poderá conhecer a história da igreja e da cidade. O prazo de captação é 31 de dezembro.
Constituída de reserva técnica e laboratórios de pesquisa e conservação, será instalada na antiga capela da Pompéia também uma sala de exposição permanente e interativa. No subsolo, haverá exposições temporárias e sala de vídeo. O acervo, com mais de 2 mil itens, será composto de paramentos, têxteis, flâmulas, estandartes, estatuária em gesso e madeira do século XIX, bem como telas, medalhas, livros, partituras, fotos e papéis. "Será supermoderno, com tecnologia, áudio-guia, visitação desde a escadaria, passando por todos os espaços da igreja. Queremos, com isso, aproximar ainda mais a igreja das escolas e universidades", explica Gabriela.
Segundo a coordenadora da captação, a igreja possui valor histórico, artístico e cultural, por ser a mais antiga e a que mais manteve suas características originais na Capital. "Todo turista quer conhecer as igrejas da cidade onde está. Aqui, isso é feito de maneira informal. Mesmo assim, as pessoas chegam às Dores e se impressionam, porque ela é única, com muita influência germânica e italiana. É uma igreja católica, mas também é um encontro de culturas, pois tem espaço para a cultura afro-brasileira, por exemplo, com encontros de capoeira e música em suas escadarias", destaca.
Com a revitalização do Centro Histórico promovida pela prefeitura, Gabriela acredita que se torna ainda mais importante investir na qualificação da igreja. "A cidade cresceu em volta das Dores. Entendemos que esse é o passado e o futuro turístico de Porto Alegre, porque a igreja está localizada perto de outros pontos como a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mario Quintana", defende.

Monumento ao Laçador será restaurado no ano que vem


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Depois do restauro de 32 monumentos da Redenção, a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) darão início, em novembro, a uma série de ações para preservar o Monumento ao Laçador. Primeiramente, será realizado um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, em busca de respostas às causas das fissuras que afetam o monumento. Para isso, a engenheira metalúrgica Virginia Costa e o restaurador de esculturas metálicas alemão Antoine Amarger serão consultados. As três etapas do processo, que inclui avaliação do estado de conservação, realização de testes de ensaio e proposta de intervenção, deverão ser concluídas até maio de 2017.