Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tecnologia

- Publicada em 29 de Setembro de 2016 às 22:08

Google anuncia centro de cloud computing no Brasil

O Google anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento de sua primeira infraestrutura para cloud computing (computação em nuvem) no Brasil. O complexo de servidores deverá começar a funcionar em 2017, no estado de São Paulo - por razões de segurança, a empresa não informa o local exato.
O Google anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento de sua primeira infraestrutura para cloud computing (computação em nuvem) no Brasil. O complexo de servidores deverá começar a funcionar em 2017, no estado de São Paulo - por razões de segurança, a empresa não informa o local exato.
Dedicado a armazenar remotamente informações e aplicações de outras empresas, a infraestrutura do Google chega após Amazon e Microsoft trazerem seus datacenters do gênero para o País, em 2011 e 2014, respectivamente.
"A presença da nuvem do Google no Brasil pode trazer mais agilidade no tráfego de informações de empresas que atuam no País e usuárias do serviço em centros de computação em nuvem de outras regiões que optarem por migrar para cá", diz Fábio Andreotti, diretor de Google Cloud Plataform para a América Latina.
Na prática, isso pode significar vídeos que carregam mais rápido ou, no caso de lojas virtuais, maior velocidade para a aprovação de pagamentos, diz o executivo.
O centro de computação do Google não armazenará informações de produtos da empresa destinados a consumidores finais (como Gmail ou contas de usuários) nem aplicações do próprio Google, como Waze e YouTube.
"O que foi feito no mercado de computação em nuvem até hoje não é nem 2% do potencial dele. Acreditamos que, até 2020, o Google será uma empresa mais de 'cloud' do que de buscas."
Além de anunciar sua plataforma de nuvem no Brasil, o Google também apresentou inovações em sua plataforma Apps for Work (destinada ao mercado corporativo), que passa a se chamar agora G Suite.
Incorporando ferramentas de machine learning (aprendizado de máquinas), serviços da plataforma de softwares corporativos da empresa passam a "aprender" com o comportamento de seus usuários, com o objetivo de gerar aumento da produtividade, explica Alessandro Leal, diretor do G Suite Brasil. Como exemplo, o aplicativo Inbox, para acesso ao Gmail, passa a aprender respostas comuns de seus usuários em diferentes ocasiões e, com isso, sugerir respostas automáticas personalizadas.

Mostratec incentiva pesquisa científica e tecnológica no Estado


DANIELA BARCELLOS/PALÁCIO PIRATINI/JC
A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2016 foi lançada nesta quinta-feira, no Palácio Piratini. A feira, promovida pela Fundação Liberato Salzano, busca estimular a iniciação científica e tecnológica. O evento ocorre de 25 a 28 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, reunindo jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional técnica.
Segundo o diretor executivo da fundação, Léo Weber, a mostra, realizada há 30 anos, se consolida como a maior feira de ciências da América Latina. São expostos 640 projetos desenvolvidos em 13 áreas do conhecimento, dos quais 220 são de alunos do Ensino Fundamental, de sete a 13 anos.