Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Habitação

- Publicada em 15 de Setembro de 2016 às 17:34

Preço médio de locação de imóveis cai 0,37%

Na capital gaúcha, variação foi de 0,08% em agosto em relação a julho

Na capital gaúcha, variação foi de 0,08% em agosto em relação a julho


JONATHAN HECKLER/JC
O preço anunciado de locação dos imóveis residenciais teve queda nominal de 0,37% em agosto na comparação com julho, considerando a média de 11 cidades brasileiras. Com isso, o preço médio do metro quadrado de locação nas cidades pesquisadas chegou a R$ 30,13, mesmo valor registrado nominalmente em abril de 2013.
O preço anunciado de locação dos imóveis residenciais teve queda nominal de 0,37% em agosto na comparação com julho, considerando a média de 11 cidades brasileiras. Com isso, o preço médio do metro quadrado de locação nas cidades pesquisadas chegou a R$ 30,13, mesmo valor registrado nominalmente em abril de 2013.
Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos anúncios do site Zap Imóveis. No acumulado do ano, o recuo chegou a 2,80%. No acumulado dos últimos 12 meses, a baixa atingiu 4,90%.
No mês de agosto, oito regiões monitoradas mostraram quedas nominais no preço médio anunciado de locação. A região de Salvador apresentou o maior recuo (-1,34%), seguida por Distrito Federal (-1,24%). A cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do País, teve retração de 0,24%. Porto Alegre teve variação de 0,08% em agosto, contra -0,26% em julho. A variação acumulada no ano na capital gaúcha é de -3,08% e nos últimos 12 meses de -2,94%.
A pesquisa também mostrou que a relação entre os valores de locação e os valores dos imóveis - medida que representa a rentabilidade do ativo - ficou em 4,4% em agosto, patamar estável em relação ao mês anterior.
O preço de locação tem sido afetado ao longo do ano pela baixa liquidez e pelo excesso de oferta no mercado imobiliário. Como muitos proprietários não conseguiram efetivar uma venda, decidiram direcionar o imóvel para locação, repassando custos como condomínio, IPTU e manutenção. Com o aumento na oferta de imóveis, os preços dos aluguéis vêm caindo.
 

Prefeitura de Porto Alegre realiza leilão presencial de índices construtivos na próxima semana

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, realiza na quarta-feira e quinta-feira da próxima semana mais um leilão presencial de índices construtivos. Serão ofertados 31 mil metros quadrados das macrozonas 1, 2, 3, 4 e 5 que englobam, entre outros, os bairros Praia de Belas, Centro Histórico, Menino Deus, Petrópolis, Bela Vista, Auxiliadora, Higienópolis, Navegantes, Farrapos, São Geraldo, Três Figueiras, Partenon, Teresópolis, Cristal, Tristeza e Agronomia.
O leilão será realizado no auditório da Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, na rua Siqueira Campos, 1.300, 1º andar - Centro Histórico. O edital com todas as informações está publicado no site da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), no link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf.
Este é o terceiro leilão presencial realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Somado aos realizados on-line totalizam seis leilões. Os trabalhos são conduzidos pela Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda - Celic.
O instrumento de gestão urbanística denominado solo criado é uma concessão do município que permite ao empreendedor a construção na capacidade máxima permitida pelo Plano Diretor. A alienação por meio do leilão possibilita a aquisição antecipada, sem a necessidade de projeto do empreendimento no momento da compra. Os recursos arrecadados nos leilões são aplicados nas desapropriações e nas obras de infraestrutura e de mobilidade urbana da cidade.