Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de setembro de 2016. Atualizado �s 23h37.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 16/09/2016. Alterada em 15/09 �s 21h27min

Paradigma em motores

Para fabricar os novos 1.0 e 1.3 do Uno, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) investiu R$ 1 bilhão na construção da sua mais moderna unidade de produção de motores no mundo, instalada no polo automotivo da Fiat em Betim (MG). Com capacidade para finalizar 400 mil unidades por ano, a planta concentra 186 robôs de alto desempenho e precisão. Em um único local, estão reunidas todas as etapas de manufatura do motor, desde a usinagem do bloco, eixo virabrequim e cabeçote até as linhas de montagem. Altamente tecnológico, todo o processo é conectado a uma central de gerenciamento.
Trajetória exitosa
O Jeep Renegade superou o volume de 75 mil unidades emplacadas no mercado brasileiro um ano e cinco meses após seu lançamento comercial no País, onde vem se colocando entre os 10 automóveis mais vendidos. A produção nacional do veículo mantém ritmo acelerado, já que a fábrica de Goiana (PE) está abastecendo a maioria dos países da América do Sul e da América Central.
SUV compacto
A Hyundai confirmou que produzirá no Brasil o SUV compacto Creta, em Piracicaba (SP), com vendas a partir de 2017.
Distribuição agilizada
A Bridgestone inaugurou um centro de distribuição na cidade de Mauá (SP). Com área total construída de 44 mil metros quadrados, o local tem capacidade para armazenar um grande volume de produtos e agilizar o processo logístico de distribuição da companhia, que possui fábricas de pneus em Santo André (SP) e Camaçari (BA).
Miniônibus elétrico
A Volare anunciou que está desenvolvendo um novo veículo leve para transporte de passageiros com motorização 100% elétrica. A empresa estima revelar o protótipo do miniônibus no início de 2017. O veículo deverá ser produzido no Brasil, de olho nas cada vez mais rígidas regulações contra emissão de poluentes.
Condução autônoma
A Volvo Cars fez o lançamento oficial de seu ambicioso projeto de condução autônoma pública, ao produzir o primeiro veículo com essa tecnologia na Suécia. O modelo XC90 autônomo é o primeiro de uma série que será entregue a famílias residentes em Gotemburgo para serem dirigidos em estradas públicas. Iniciativa semelhante está prevista para Londres, em 2017, e a empresa também avalia cidades na China interessadas no programa.
Matéria-prima alternativa
A Continental Pneus investirá € 35 milhões até 2021 em um centro de pesquisa, na Alemanha, para produzir borracha natural a partir do dente-de-leão. O laboratório impulsionará o cultivo e o processamento da planta para essa finalidade.
Mobilidade urbana
A Ford começou um trabalho de parceria com grandes cidades de todo o mundo para resolver problemas de congestionamento e facilitar a locomoção das pessoas, hoje e no futuro. A primeira ação ocorre em São Francisco, nos Estados Unidos, onde a montadora firmou acordo para a aquisição da Chariot, serviço de vans sob demanda, e uma parceria com a Motivate, empresa de compartilhamento de bicicletas, para expandir suas soluções de transporte nos centros urbanos. Para coordenar esse trabalho, a Ford criou também uma nova área, chamada City Solutions, em sintonia com sua meta de se tornar uma companhia ao mesmo tempo de automóveis e de mobilidade.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia