Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de setembro de 2016. Atualizado às 11h33.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 26/09/2016. Alterada em 25/09 às 19h46min

A Cartilha do Dilúvio

 Prefeito Fortunati na cerimônia de entrega da ecobarreira no arroio Dilúvio

Prefeito Fortunati na cerimônia de entrega da ecobarreira no arroio Dilúvio


LUCIANO LANES/PMPA/JC
A empresa Safe Web gasta, anualmente, R$ 259 mil colocando barreiras de contenção do lixo no Dilúvio, destino final de detritos jogados pela população. Com base nesta realidade, o escritor Gilberto Werner criou um projeto de educação ambiental sob forma de uma cartilha, que será distribuída aos alunos de 98 escolas municipais e 10 particulares. É uma parceria entre ele, a Safe Web, a Smam e o DMLU. O Zaffari bancará os custos da cartilha.

Como era gostoso meu francês

A discussão em torno do novo currículo do Ensino Médio mostra, mais uma vez, como o Brasil conseguiu piorar o que era bom. O então Ginasial tinha, além das matérias tradicionais, o ensino de Latim nos quatro anos - fundamental para a concordância - e das línguas Inglês e Francês. Ou seja, os alunos saíam dos colégios bem preparados para a globalização de hoje.

Se vira nos 30

A evolução do mix dos shopping centers é algo notável. Todas as quintas-feiras, o Total terá uma feira orgânica, das 8h30min às 13h30min. A parceria com 20 produtores contempla desde temperos frescos a verduras e frutas, passando por cucas, pães e geleias.

Aqui tem Mu-Mu I

A venda da Vonpar para o grupo mexicano Femsa faz lembrar o pioneirismo da Vontobel em matéria de marketing e apelo popular. O doce Mu-Mu teve uma estratégia adiante do seu tempo no início dos anos 1960. Nos trechos perto das cidades, ao longo de boa parte das rodovias gaúchas, a Vontobel colocou placas com os nomes destas cidades e os dizeres, por exemplo, "Montenegro tem Mu-Mu".

Aqui tem Mu-Mu II

Era comum ver o próprio João Jacob Vontobel fincar estas placas, que carregava no seu Simca Presidente. A estratégia foi tão eficaz que a expressão "mumu" passou a integrar o vocabulário gaúcho, sinônimo de moleza, tarefa fácil. Outro pioneirismo foi o uso de papel encerado para embalar o Mel Cardeal, lançado no mercado na segunda metade dos anos 1950.

Limitações robóticas

Do físico da Universidade Politécnica de Madri, José Antonio Villacorta Atienza, que desenvolve um robô capaz de desviar de obstáculos, detectar emoções ou intenções dos humanos: "O robô mais avançado é menos autônomo que uma simples barata".

Fiat lux

A propósito do protesto dos carroceiros no Paço Municipal, na sexta-feira: eles foram recebidos à tarde pelo prefeito José Fortunati, de quem ouviram que os técnicos da prefeitura são impedidos de entrar nas vilas para explicar o projeto da retirada. Para desgosto de uma militante de partido presente, dois deles aceitaram conhecer o programa.

Delegacia esquecida

Leitor que precisou dos serviços da Delegacia de Proteção ao Idoso entrou no site da Secretaria de Segurança para obter o endereço. Lá estava a dos idosos, na rua Baronesa do Gravataí, 106, Cidade Baixa. Chegando ao local, constatou que ali funciona uma repartição do Daer há anos. Depois, o esquecido é o idoso.

Miúdas

  • ALGUNS marqueteiros de candidatos a prefeito da Capital coçam a cabeça dizendo "Onde foi que eu errei?"
  • EM alguns pontos, como na esquina da Borges de Medeiros com Andrade Neves, dá a impressão que a Ceasa abriu uma filial. Só falta a cobertura.
  • GREVE dos bancários entra hoje no 21º dia. O número de agências fechadas representa 57% do total nacional.
  • QUANDO é que todas as entidades do comércio vão se unir para cobrar soluções para o caos do Centro Histórico?

Finais

  • ASSOCIAÇÃO dos Jornais do Interior do RS realizará seu Congresso Anual de 4 a 6 de novembro no Hotel Araçá/Nova Araçá.
  • REDE de franquias da Guarida completa cinco anos.
  • MAIS de 2 mil médicos participaram do recente Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência, presidido pelo médico Luiz Alexandre Borges.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Carlos Alberto Schneider 26/09/2016 10h15min
Coincidênciaa. nEu não acredito em bruxas, pero las ai. O PT assumiu o Governo em 2013. Foi retirado no ano de 2016. Numero do PT é "13". Portanto, 2013 + 13= 2016, fechou a conta.Felizmente.