Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 11 de Setembro de 2016 às 21:43

O caminho da roça


Fredy Vieira
Está cada vez mais difícil caminhar pelas calçadas do Centro Histórico de Porto Alegre com a proliferação de camelôs e ambulantes que não ambulam. A situação, que já era ruim, ficou tenebrosa com a invasão de feirantes que inundam as calçadas e meios-fios e não raro avançam pelo leito da rua. Driblar caixotes, pilhas de hortifrutigranjeiros é mais uma aptidão que o pedestre obrigatoriamente tem que treinar.
Está cada vez mais difícil caminhar pelas calçadas do Centro Histórico de Porto Alegre com a proliferação de camelôs e ambulantes que não ambulam. A situação, que já era ruim, ficou tenebrosa com a invasão de feirantes que inundam as calçadas e meios-fios e não raro avançam pelo leito da rua. Driblar caixotes, pilhas de hortifrutigranjeiros é mais uma aptidão que o pedestre obrigatoriamente tem que treinar.

A Deus dará

Todo mundo se queixa da brandura da legislação criminal, mas ninguém pega esse pião na unha. Vozes do Judiciário dizem que essa iniciativa deve partir do Congresso, mas o Legislativo ou faz ouvidos moucos ou remete o pepino para o Executivo, que por sua vez historicamente se enrodilha nas iniciativas. Enquanto isso, morremos de medo. Afinal, quem deve ser o pai dessa criança? O Todo Poderoso?

O seu Oscar

O site Mundo Português publicou matéria sobre prêmios turísticos que o país recebeu na Europa. A manchete: "Portugal ganhou 24 Óscares de Turismo", assim mesmo.

Dever não cumprido

Os CEOs de empresas europeias que produzem eletroeletrônicos de marcas tradicionais, fabricados na China, certamente nunca usaram seus produtos. Por exemplo, barbeador elétrico. Não é que faça mal a barba, simplesmente não a faz.

Ressentimentos

Porto-alegrense que trabalha em Chicago (EUA) imiscuiu-se na conversa em um bar de bairro cujo assunto era a Guerra do Paraguai. Quando o gaúcho falou na vitória brasileira, recebeu olhares arrevesados de um deles, um paraguaio. Não é isolado. Os paraguaios se ressentem até hoje pela Tríplice Aliança ter liquidado com uma potência latina.

Sobre vices

Uma curiosidade sobre os sete vice-prefeitos de Porto Alegre desde a redemocratização: três já morreram, os outros quatro se lançaram candidatos à prefeitura (matéria na página 20). Dá para ver a importância do cargo. O Jornal do Comércio inicia amanhã uma série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito da Capital.

O eterno vexame I

Nos anos 1960 e 1970, o senador José Calmon, condômino dos Diários e Emissoras Associados, criou o bordão "Educação, vergonha nacional". Fez disso pedra de toque e até mesmo quando viajava de avião perorava para os passageiros manifestando sua justa indignação.

O eterno vexame II

Passaram-se 50 anos e o bordão de Calmon é mais atual que nunca. Pior: perto do quadro tétrico instalado nos últimos anos, a "vergonha" do senador dava de relho no nosso ensino. Mas era no tempo em que aluno respeitava professor e a leitura era o hobby da estudantada.

Um sol mal-humorado

Há um alerta de interferência solar em todas as comunicações que utilizem satélites, cujas transmissões podem ser afetadas, da internet à TV. As tempestades solares começaram dia 8 e devem se prolongar até o dia 23, com duração média de cinco minutos, entre as 10h e 14h30min.

Miúdas

  • RESTAURANTES e bares da cidade registraram movimento muito baixo neste fim de semana.
  • CEEE passa a utilizar sistema de monitoramento da rede elétrica desenvolvido pela Unijuí.
  • FRANQUIA mais cara do Brasil é a McDonald's, com R$ 1,675 milhão. Abriu em 1955 e em seguida já começou a franquear.
  • DINAMARQUESA Pandora (joias) é a segunda mais cara, com investimento inicial de R$ 1,2 milhão.
  • INEGÁVEL: esse nosso Brasil maravilha está um ranço só. Ô gente mais mal-humorada.

Finais

MINISTRO do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB) será o palestrante do almoço Brasil de Ideias na revista Voto, sexta-feira dia 23/Sheraton. RGE Energia está investindo pesado em Lajeado, com construção de quatro quilômetros de redes e substituição de 160 postes. CENTRO Clínico Gaúcho adere à campanha Setembro Amarelo, que promove ações sobre prevenção do suicídio.