Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de agosto de 2016. Atualizado �s 22h05.

Jornal do Com�rcio

Expoagas 2016

COMENTAR | CORRIGIR

ENTIDADE

Not�cia da edi��o impressa de 24/08/2016. Alterada em 23/08 �s 19h37min

Agas Jovem revela a for�a da nova gera��o varejista

 Viezzer diz que o trabalho do grupo é desenvolver lideranças e profissionalizar a gestão

Viezzer destaca capacita��o e profissionaliza��o das gest�es


AGAS/DIVULGA��O/JC
A nova geração de supermercadistas gaúchos chega ao mercado agregando a experiência dos seus antecessores à vontade de modernizar e profissionalizar seus negócios. Para estreitar os vínculos entre empresas e entidade por meio de jovens talentos, estimulando o comprometimento e o espírito associativista, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) criou o projeto Agas Jovem.
Em ação desde a Expoagas 2003, o núcleo está cada vez mais maduro e em franca expansão. "É impressionante como cresceu o interesse nos últimos quatro anos. Muitas pessoas nos procuram querendo participar", comemora o presidente do grupo, Matheus Viezzer, 27 anos, que, desde os 13 anos, trabalha em supermercado e hoje é gerente de uma das lojas da rede Unisuper.
A diretoria do Agas Jovem é formada por 16 membros. Ao todo, são cerca de 90 sucessores de supermercadistas, fornecedores e empreendedores envolvidos no desenvolvimento do autosserviço. O grupo é responsável ainda pela área de capacitação de jovens (cursos de qualificação e treinamento) e pela pesquisa e organização de visitas técnicas às empresas fornecedoras do setor. A próxima prevista está marcada para setembro, na serra gaúcha.
A capacitação é a principal bandeira da atual diretoria, tanto que, neste ano, em parceria com a coordenadora de capacitação da entidade, Angelita Garcia, foi desenvolvido um curso livre de Gestão em Supermercados (GES) com foco nos jovens supermercadistas. O GES Agas Jovem atende um público específico, com matérias adequadas à rotina dos líderes e encontros a cada duas semanas. As aulas seguem até o final do ano e contam com 28 alunos. A expectativa é aprofundar ainda mais o tema em um curso complementar em 2017. "Não queremos trabalhar 10, 20 horas como nossos pais. Queremos trabalhar e personalizar o negócio para que ele seja mais eficiente. Não é saudável para ninguém uma rotina tão pesada. Temos a tecnologia a favor da gestão para que se possa gerir uma empresa de fora, assim como modernizar as lojas", diz Viezzer.
Mas como os fundadores e pais desses jovens empresários encaram essa mudança de cultura de gerenciamento? O presidente do núcleo garante que o retorno tem sido positivo, embora sempre exista uma resistência a novas ideias. "Aos poucos, vamos ganhando a confiança deles e os convencendo com novas formas de pensar. Muitos pais não tinham a ideia de sucessão, assim como muitos filhos seguiram outras carreiras e estão voltando para o negócio da família, pois estão vislumbrando uma boa oportunidade de crescimento. Estou surpreso com a evolução de todo esse processo", afirma Viezzer.
Outra novidade do Agas Jovem em 2016 é o Happy Hour Agas Jovem, evento aberto ao público. "A ideia é dar continuidade ao tradicional Happy Hour Agas, agora sob nossa gestão, trazendo para o debate nomes que tenham se diferenciado em suas áreas de atuação e líderes de sucesso", destaca Viezzer.
A última edição, promovida no dia 11 de agosto, ocorreu na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, e contou com a participação dos deputados estaduais Any Ortiz (PPS) e Marcel van Hattem (PP).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia