Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Agosto de 2016 às 18:35

Inteligência artificial ajuda a organizar conteúdo

 Mauro Jeckel Divulgação SpumeNews

Mauro Jeckel Divulgação SpumeNews


SPIME NEWS/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
Ferramentas que analisam o que é dito nas redes sociais e ajudam as empresas a monitorar o desempenho das suas marcas não são uma novidade. O que nenhuma fazia, até a criação do Dot2News, é usar a inteligência artificial para tornar essa busca mais assertiva.
Ferramentas que analisam o que é dito nas redes sociais e ajudam as empresas a monitorar o desempenho das suas marcas não são uma novidade. O que nenhuma fazia, até a criação do Dot2News, é usar a inteligência artificial para tornar essa busca mais assertiva.
A solução da SpumeNews é capaz de ler 700 mil feeds diariamente com base em um algoritmo inédito no mundo, tudo sem curadoria de pessoas. Com base na mente humana, o robô identifica e destaca as principais palavras conseguindo entender o conteúdo de cada texto e correlacioná-los. A iniciativa é resultado do empreendedorismo do arquiteto e matemático Mauro Jeckel e do programador Miguel Manfredi. Foram três anos de desenvolvimento e o ineditismo dessa iniciativa levou ao registro de patente no Brasil e no exterior.
Jeckel, que é o CEO da operação, explica que as soluções tradicionais disponíveis no mercado trabalham com a lógica de contar as palavras que se repetem nos tweets postados pelos usuários. Depois dessa primeira etapa, é preciso uma camada humana, ou seja, pessoas que analisam esses conteúdo para avaliar o que é relevante ou não.
No caso do Dot2News, tudo isso é feito de forma automatizada. É como se centenas de pessoas estivessem lendo e organizando os conteúdos por assunto em tempo real. "As melhores ferramentas do mercado oferecem 37% de assertividade. No nosso caso, a precisão é acima de 90%, ou seja, se você pegar um grupo de 100 humanos, 90 diriam que teriam feito essa catalogação da mesma forma que a nossa solução fez", diz.
O público-alvo são players de consultoria, publicidade e mídia, que estão em busca de uma ferramenta inteligente e ágil para ajudar a identificar o que as pessoas estão comentando nas redes sociais. São ações que podem ajudar a determinar um novo posicionamento de uma marca no mercado ou apoiar uma rede de televisão a identificar quais os assuntos estão despertando mais interesse das pessoas - e assim priorizar isso no telejornal, destaca o idealizar do produto.
O lançamento oficial da solução foi feito durante as Olimpíadas, e com uma ação especial. A startup criou o portal Dot2News.com, em cooperação com o software de integração (API) do Twitter, que é capaz de organizar todos os posts sobre as disputas e o que de mais relevante estiver acontecendo no Rio de Janeiro em agosto.
Assim, os internautas conseguem navegar de maneira amigável em milhares de posts diários, organizados por temas. Ao clicar em uma das janelas, aparece a íntegra do tweet, com a possibilidade de o usuário se logar na rede social e interagir, bem como saber a fonte da notícia. Também é possível visualizar outros veículos que publicaram a informação. "O internauta pode estar em contato com as notícias mais quentes sobre os jogos, ou seja, aquelas que estão viralizando e gerando buzz", comenta Jeckel.
A SpumeNews é apoiada pela Wayra Brasil, aceleradora do Grupo Telefônica (dona da marca Vivo). A empresa recebeu investimentos a partir de uma iniciativa do programa de inovação aberta Telefónica Open Future, para a criação da primeira versão do aplicativo, que ficou entre os 10 melhores apps do Brasil em concurso da IBM e entre os 10 melhores da América Latina no concurso da Qualcomm.
Um dos próximos objetivos da startup é chegar aos Estados Unidos. Antes de lançar comercialmente a solução, a startup vai lançar uma aplicativo para os usuários finais poderem monitorar e comparar o que está sendo dito nas redes sociais e na mídia sobre os candidatos à presidência Hillary Clinton e Donald Trump. "Essa é uma estratégia para começarmos primeiro a trabalhar a imagem da nossa solução lá e, então, passar para a segunda etapa que é prospectar clientes", explica o gestor.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO