Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 10 de Agosto de 2016 às 20:23

Produção industrial cresce em nove estados

O Rio Grande do Sul teve avanço de 4,6% em junho, quarto maior crescimento

O Rio Grande do Sul teve avanço de 4,6% em junho, quarto maior crescimento


JOSÉ PAULO LACERDA/CNI/DIVULGAÇÃO/JC
A produção industrial brasileira cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de maio para junho deste ano.
A produção industrial brasileira cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de maio para junho deste ano.
As maiores altas foram observadas no Rio de Janeiro (5,7%), Santa Catarina (5,4%), Pará (4,9%), Rio Grande do Sul (4,6%) e Paraná (3,5%).
Outros estados que tiveram alta na produção foram Ceará (2%), São Paulo (1,5%), Goiás (1,4%) e Pernambuco (1,2%). Todos os estados tiveram um crescimento acima da média nacional de 1,1% neste tipo de comparação. Em Minas Gerais, a produção ficou estável. Em quatro locais, houve queda da produção: Espírito Santo (-9,8%), Bahia (-1%), região Nordeste (-0,3%) e Amazonas (-0,3%).
O resultado da região Nordeste inclui as produções de Bahia, Pernambuco e Ceará, além de outros seis estados com indústrias menos desenvolvidas.
A composição regional do avanço da produção industrial em junho corrobora o movimento de recuperação dos níveis mais baixos da atividade, registrados na virada de 2015 para 2016: enquanto alguns estados atingiram os níveis mais baixos em dezembro de 2015 e vêm se recuperando a partir daí, outros começaram esse processo mais recentemente.
"É uma recuperação recente, mas muito mais em função de um passado reprimido do que de uma recuperação de fato da atividade industrial", afirmou Rodrigo Lobo, economista da Coordenação de Indústria do IBGE.
Nos outros tipos de comparação temporal, o IBGE também avalia o resultado do Mato Grosso, além de 14 locais. Na comparação com junho do ano passado, houve quedas em 11 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo (-27,9%). Houve crescimento em quatro locais, com destaque para Pará (14,7%) e Mato Grosso (12,2%).
No acumulado do ano, houve recuos em 12 locais, com destaque para os estados de Espírito Santo (-22,6%), Pernambuco (-17,6%) e Amazonas (-16,8%). Bahia manteve-se estável. Apenas dois locais tiveram alta: Pará (10,3%) e Mato Grosso (11,9%).
Segundo o IBGE, no acumulado de 12 meses, 13 locais apresentaram quedas na produção industrial, com destaque para Amazonas (-18,1%), Espírito Santo (-14,4%), Pernambuco (-11,2%) e São Paulo (-11%). Apenas dois estados tiveram crescimento neste tipo de comparação temporal: Pará (5,6%) e Mato
Grosso (9%).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO