Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 04 de Agosto de 2016 às 23:56

Ipiranga e Chevron criam empresa de lubrificantes

Subsidiária do grupo Ultra ficará com 56% da nova companhia

Subsidiária do grupo Ultra ficará com 56% da nova companhia


JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
A Ipiranga, subsidiária do grupo Ultra, anunciou, nesta quinta-feira, a criação de uma empresa de produção e comercialização de lubrificantes juntamente com a americana Chevron. A joint venture, informou a brasileira em comunicado, atuará também com aditivos, graxas e coolants das duas marcas.
A Ipiranga, subsidiária do grupo Ultra, anunciou, nesta quinta-feira, a criação de uma empresa de produção e comercialização de lubrificantes juntamente com a americana Chevron. A joint venture, informou a brasileira em comunicado, atuará também com aditivos, graxas e coolants das duas marcas.
A Ipiranga terá 56% da nova companhia, enquanto a parceira de origem americana ficará com 44%. Segundo o comunicado, a união vai fortalecer a atuação das duas empresas, já que haverá complementaridade de canais e produtos.
Com o anúncio, o grupo Ultra demonstra que pretende se tornar cada vez mais forte no setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes, e que está disposto a ultrapassar a líder BR Distribuidora. A nova empresa se tornará a segunda maior no setor de lubrificantes depois da BR, com cerca de 22% do mercado. Em 2015, a BR detinha 24,6% do mercado, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), enquanto a Ipiranga tinha 13,9% e a Chevron, 8,55%.
Em 2015, a Ipiranga vendeu 206 milhões de litros de lubrificantes, graxas e aditivos e registou receita de R$ 1,1 bilhão. Já a Chevron vendeu 145 milhões de litros de lubrificantes, graxas e fluidos para radiadores, com uma receita estimada de R$ 900 milhões.
A empresa brasileira também informou que a união no setor de lubrificantes com a Chevron vai "gerar benefícios para toda a cadeia de valor da Ipiranga, com a melhoria de performance e capilaridade, proporcionando maior eficiência logística".
A unidade de lubrificantes da Ipiranga fica no Rio de Janeiro e tem oito bases de distribuição no País, de acordo com o site da empresa; e hoje seus produtos são distribuídos em sua rede de 7.241 postos de combustíveis - a maior do setor privado no Brasil - e em distribuidores autorizados.
Em seu site, a Chevron afirma que o Brasil é um dos mercados mais importantes em volume de vendas de lubrificantes e graxas para a empresa. A segunda maior fábrica de óleos lubrificantes do grupo no mundo fica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, enquanto as graxas são fabricadas em São Paulo. Entre seus produtos da marca Texaco estão os lubrificantes Havoline e Ursa. "A parceria com a Chevron, uma das mais importantes companhias do mundo, materializa a nossa abertura para compartilhamento de recursos junto a players que agreguem valor aos nossos objetivos, além de reafirmar a nossa visão de longo prazo no desenvolvimento dos mercados em que atuamos", afirmou, em nota, o diretor-presidente do grupo Ultra, Thilo Mannhardt.
Na nota à imprensa, o diretor-superintendente da Ipiranga, Leocadio Antunes Filho, afirma que o mercado de lubrificantes tem alto potencial de crescimento no País e que o negócio trará benefícios a toda a cadeia. "A combinação de duas empresas que conhecem muito bem o setor trará benefícios a toda a cadeia de valor, proporcionando um atendimento ainda mais qualificado e com maior proximidade aos clientes, além de adicionar valor à estratégia da Ipiranga", afirma Antunes Filho.
A conclusão do negócio depende da aprovação do órgão regulador da concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que analisará as questões de defesa da concorrência. Até que o aval seja dado, Ipiranga e Chevron "manterão suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas".
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO