Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 27 de Julho de 2016 às 18:07

Luciana critica 'reacionários' da Rede por apoio a Melo

Com o indicativo de apoio à candidatura do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB), a Rede está mais longe da pré-candidata Luciana Genro (PSOL), apesar de já ter encaminhado tratativas sobre a possibilidade de indicar o vice na chapa da candidata.
Com o indicativo de apoio à candidatura do vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB), a Rede está mais longe da pré-candidata Luciana Genro (PSOL), apesar de já ter encaminhado tratativas sobre a possibilidade de indicar o vice na chapa da candidata.
A Rede vai tomar uma decisão oficial em 4 de agosto, na convenção municipal. A candidata Luciana, entretanto, atribuiu o indicativo aos setores reacionários da Rede.
"Infelizmente, os setores reacionários dentro da Rede estão vencendo. O nosso debate programático consolidou os setores progressistas da Rede junto conosco, mas os métodos de cooptação do Melo têm sido mais poderosos que o debate ideológico. Mas certamente teremos apoio de importantes lideranças da Rede, como por exemplo o Marcos Rolim e o Montserrat Martins, que não deverão apoiar o Melo", comentou Luciana.
A disputa pela Rede Sustentabilidade se justifica pelo efeito que a aliança poderá provocar nos debates eleitorais: se a legenda apoiar Luciana, a participação dela fica garantida nos debates eleitorais no rádio e na TV; no entanto, se a Rede apoiar Melo, a participação da candidata do PSOL dependerá da aprovação de dois terços dos candidatos.
Segundo a nova legislação eleitoral, os debates devem seguir normas avalizadas por pelo menos dois terços dos candidatos. "Serão consideradas aprovadas as regras, inclusive as que definam o número de participantes, que obtiverem a concordância de pelo menos dois terços dos candidatos aptos", menciona o artigo 32 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também estabelece que "são considerados candidatos aptos os candidatos filiados a partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados".
O PSOL possui atualmente seis deputados federais; a Rede, quatro parlamentares na Câmara Federal; portanto, os dois somados atingiriam o número mínimo de parlamentares na Câmara. Por isso, é estratégico para Melo - que já tem 13 partidos na sua coligação - evitar que a Rede apoie Luciana. 
Em uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Methodus, no dia 17 de julho, Luciana desponta como favorita com 20,8% da preferência do eleitorado. Em seguida, vem Raul Pont (PT), com 14,5%. Em terceiro lugar, aparece Melo, com 13,7%.
O presidente municipal do P-Sol e candidato à Câmara de Vereadores Roberto Robaina se manifestou ontem, através das redes sociais, sobre o indicativo da Rede. "A chapa de Luciana Genro será fechada com Pedro Ruas como candidato a vice-prefeito. A Rede pode terminar decidindo pelo apoio a Sebastião Melo do PMDB. Participará assim de um enorme condomínio de partidos tradicionais, burgueses e fisiológicos que quer manter tudo como está", avaliou.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO