Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 14 de Julho de 2016 às 01:19

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara

Maia recebe cumprimentos após proclamação do resultado do pleito

Maia recebe cumprimentos após proclamação do resultado do pleito


ANDRÉ DUSEK/AE/JC
Em sessão extraordinária que durou cerca de seis horas, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito para a presidência da Câmara dos Deputados para um "mandato tampão" de sete meses, que vai até 1 de fevereiro de 2017.
Em sessão extraordinária que durou cerca de seis horas, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito para a presidência da Câmara dos Deputados para um "mandato tampão" de sete meses, que vai até 1 de fevereiro de 2017.
Com 285 votos no segundo turno, o parlamentar venceu Rogério Rosso (PSD-DF), 170 votos. O resultado foi proclamado nos primeiros minutos desta quinta-feira pelo presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA).
Maia, 46 anos, está no seu quinto mandato como deputado federal. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Após a vitória, o parlamentar assumiu imediatamente a presidência, substituindo formalmente o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na semana passada.
Aliado ao governo do presidente Michel Temer (PMDB), Maia é crítico a Cunha, ao contrário de Rosso, que era um dos parlamentares mais próximos ao ex-presidente da Câmara.
Em seu discurso de posse, Maia sustentou a importância de votar as pautas do governo federal, mas que mais importante é a pauta da sociedade, trazida ao plenário pelos 513 deputados.
Maia também afirmou que é "preciso acabar com o império dos líderes". "Os líderes são fundamentais, mas não são os únicos que têm direito à palavra. Cada um de nós tem direito a usar esse microfone. Vamos devolver ao plenário a sua soberania".
O deputado disse ainda que o País só vai superar a crise política quando a Câmara conseguir superar a crise pela qual vem passando. "A solução (para a crise) passa pela Câmara."
Maia também citou episódios de corrupção envolvendo parlamentares. "Convoco a todos para que, a partir de amanhã, possamos virar essa página que envergonha cada um de nós, onde a prioridade hoje não é o plenário, mas o interesse pessoal de um, dois, três deputados", criticou.
Ao defender sua candidatura, arrancou aplausos dos colegas ao dizer que "quem quer calar a oposição não quer democracia". O PT chegou a cogitar apoiar oficialmente o deputado para a presidência, mas desistiu antes do pleito.
Além de presidir as sessões legislativas e definir as matérias que irão à votação, o presidente da Câmara é responsável por administrar o orçamento da Casa, de R$ 5,5 bilhões em 2016, e seus mais de 18 mil funcionários. Na condição de presidente da Câmara, Maia também passa a ser o terceiro nome da linha sucessória presidencial, de acordo com a Constituição. Se Temer permanecer no cargo de forma definitiva, Maia será o sucessor imediato.
pageitem_14_07_16_01_17_52_pg_18.jpg
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO