Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 10 de Julho de 2016 às 20:50

Maranhão antecipa sucessão no Legislativo

Waldir Maranhão decidiu antecipar a eleição para esta quarta-feira

Waldir Maranhão decidiu antecipar a eleição para esta quarta-feira


WILSON DIAS/ABR/JC
Em um acordo fechado com o respaldo do Palácio do Planalto, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu antecipar a eleição da sucessão da Casa Legislativa para esta quarta-feira.
Em um acordo fechado com o respaldo do Palácio do Planalto, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu antecipar a eleição da sucessão da Casa Legislativa para esta quarta-feira.
Ele sinalizou a mudança em conversas neste domingo com líderes da base aliada, que vinham pressionando para que ela fosse realizada antes da quinta-feira. O receio era de que, por falta de quórum, a escolha ficasse para a volta do recesso branco, em agosto.
Na semana passada, o governo interino pediu a líderes da base aliada que tentassem convencer Maranhão a mudar a data.
No sábado, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), sondou Maranhão sobre a nova data e o primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP), havia marcado reunião com a Mesa da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira para tentar também convencê-lo sobre a alternativa.
A decisão prejudica o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Aliado do peemedebista, o "centrão" pretendia eleger na terça-feira o novo presidente com o objetivo de inviabilizar a sessão da Comissão de Constituição e Justiça que deve rejeitar o último recurso do peemedebista.
O presidente da comissão do impeachment de Dilma Rousseff, Rogério Rosso (PSD-DF) ainda é o favorito do "centrão" para a sucessão, mas há outros candidatos que pleiteiam a vaga, como o segundo-vice presidente da Casa, Giacobo (PR-PR) e o primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP).
No outro flanco da base de Michel Temer, Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta se colocar como a opção a candidatos apoiados por Cunha e costura um acordo com o PT (58 deputados) e os demais partidos de esquerda.
Ele promete dar a eles tratamento justo no Legislativo em eventual gestão sua. Antigo aliado de Cunha, ele rompeu com o peemedebista ao ser preterido por ele na escolha do líder do governo na Câmara.
Para evitar a piora do racha na base aliada, o Palácio do Planalto tem tentado convencer a bancada do PMDB a não lançar nenhuma candidatura.
Na avaliação dele, o partido de Michel Temer não pode promover um "desgaste desnecessário" e deve ter neste momento uma "postura republicana" e abrir espaço para um partido aliado, sobretudo do chamado "centrão".
O próprio comando nacional da sigla avalia que é um erro ficar isolado na disputa parlamentar e que o partido deve fazer uma composição.
Com esse objetivo, a bancada peemedebista pretende se reunir no início desta semana para tentar chegar a um consenso.
Com o aceno petista ao nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência, o governo interino tem demonstrado resistência ao apoio a uma candidatura do democrata, mas não exclui endossá-lo caso ele se viabilize como favorito.
O Palácio do Planalto não quer repetir o confronto da última eleição, quando a presidente afastada Dilma Rousseff atuou contra a candidatura de Eduardo Cunha, que eleito para o cargo acabou acolhendo o pedido de impeachment da petista.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO