Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 10 de Julho de 2016 às 23:13

Maioria dos partidos já tem data marcada para oficializar candidaturas

Com a proximidade do período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, a maior parte das executivas municipais das siglas que devem lançar candidato próprio em Porto Alegre já definiram as datas de seus encontros.
Com a proximidade do período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, a maior parte das executivas municipais das siglas que devem lançar candidato próprio em Porto Alegre já definiram as datas de seus encontros.
Além de oficializar os candidatos (que posteriormente tem um prazo até 15 de agosto para o registro da candidatura), as convenções irão confirmar as alianças que se formarão para concorrer juntas à prefeitura.
pageitem_10_07_16_21_21_39_pg_1.jpg
A primeira convenção confirmada é a do P-Sol, que irá validar a candidatura de Luciana Genro em 24 de julho, de acordo com o presidente municipal da sigla, Roberto Robaina. O PT, que lançará o ex-prefeito e ex-deputado estadual Raul Pont, ainda não deu a confirmação final da data, mas segundo a executiva municipal, deve ocorrer em 30 de julho.
O PSL lança hoje a pré-candidatura de Fábio Ostermann, oriundo do Movimento Brasil Livre (MBL) em Porto Alegre, e deve oficializar o advogado na convenção que acontece em 30 de julho.
No caso do PDT, que confirmou o ex-secretário estadual da Educação Vieira da Cunha, realiza sua convenção municipal no dia 3 de agosto, dois dias antes de expirar o prazo do TSE. O PMDB do atual vice-prefeito Sebastião Melo, que pode ser apoiado pelo prefeito José Fortunati (PMDB), reúne os filiados em encontro no dia 4 de agosto.
O PR, que tinha como pré-candidato o vereador da Capital Rodrigo Maroni, deve abrir mão de representante próprio por ordem da executiva estadual do partido, que agora está a cargo do deputado federal Giovani Cherini, que assumiu a presidência da sigla após sua saída do PDT. Para Cherini, a sigla não possui base para uma candidatura em Porto Alegre e agora discute possíveis coligações.
Há indefinição para quatro siglas: o PSDB, que tem como pré-candidato Nelson Marchezan Jr., deve definir durante a semana a data para a sua convenção; o Pros, que lançará Wambert Di Lorenzo à prefeitura, ainda não marcou data, mas deve fazê-lo até 30 de julho; no caso do PTB, que tem como candidato próprio o deputado estadual Maurício Dziedricki, a sigla ainda não fechou a data da convenção.
Já o PP, que promove sua convenção do diretório municipal para 31 de julho, ainda não decidiu se lançará como candidato o deputado estadual Marcel Van Hattem. Essa possibilidade ainda é existente, de acordo com o presidente municipal da legenda, vereador Kevin Krieger. O PP deve decidir a questão entre os dias 18 e 20 de julho, mas no momento também tem conversado com os candidatos Vieira da Cunha, Dziedricki, Marchezan Jr. e Sebastião Melo para a definição de uma possível aliança.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO