Sobre o Autor
 Leandro Pompermaier ? gerente da Incubadora Raiar da PUCRS Foto Ascom Pucrs  Foto: ASCOM-PUCRS/DIVULGA��O/JC

Leandro Pompermaier

gerente da Incubadora Raiar da Pucrs

Preciso de um investidor. E agora?

Todo "startupeiro" sabe que em algum momento precisará contatar um investidor para dar vida ao seu sonho. Seja na fase inicial do negócio, quando é preciso criar o primeiro protótipo, ou em uma etapa mais avançada, em que o objetivo é atingir mercados maiores.
Os startupeiros sabem também que o dinheiro, acreditem, não tem o mesmo valor que as conexões, a experiência ou aquela "abertura de porta" que vêm junto com o investidor e encurta alguns caminhos conjunto de possibilidades conhecido como Smart Money. Agora, você deve estar se perguntando sobre o que deve fazer para se conectar com as pessoas certas, na hora certa. A resposta é simples: network, network, network!
Seja de forma espontânea ou estratégica, um empreendedor não pode perder uma oportunidade de se apresentar, falar sobre sua empresa, encontrar parceiros e "encantá-los". Isso é network, é oportunidade. Basta uma olhada rápida no portal startupi.com.br para mapear eventos direcionados a startups. Investidores frequentam esses lugares em busca de ideias, produtos inspiradores, empreendedores motivados. Esteja com seu pitch na ponta da língua.
Além disso, é importante saber que o investimento para um negócio vem também do bolso do empreendedor. Essa é uma das primeiras perguntas que faço a quem busca investimento: "quanto de recurso próprio foi aplicado na ideia/empreendimento? Um carro? Uma moto?". Se o empreendedor não aposta no seu projeto, por que um investidor o faria?
Mais um ponto importante a ser lembrando quando se trata de investimento é o discurso do empreendedor. Antes de injetar recursos em uma empresa, um investidor pesquisará sobre o projeto e sobre o perfil do empresário. Nesse contexto, é fundamental ter uma fala realista, não inventar números, conhecer o mercado, os concorrentes, destacando que não é recomendado desdenhar empresas com produtos similares.
E lembre-se: mesmo que o tão sonhado investimento não seja alcançado no primeiro contato com o investidor, escute-o. Esses profissionais nos dão dicas valiosas, indicam caminhos, pessoas, fazem críticas que devem ser consideradas, avaliadas e repensadas.
Mas o principal para obter sucesso é sempre acreditar no seu negócio, no seu empenho. Seja empreendedor na hora de fazer as conexões e, principalmente, nunca desista!
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 1 )
  1. Baltazar Mansano Filho

    Boa Noite Como fa�o para me inscrever a procura de um anjo?

Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio