Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 01 de agosto de 2016. Atualizado �s 19h18.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

artes visuais

Not�cia da edi��o impressa de 02/08/2016. Alterada em 01/08 �s 17h30min

Exposi��o Conversas abre na pr�xima quinta, em Porto Alegre

Paisagens urbanas de Suzel Neubarth ganham exposi��o

Paisagens urbanas de Suzel Neubarth ganham exposi��o


SUZEL NEUBARTH /DIVULGA��O/JC
Assim como na agenda musical, as artes visuais também entram agosto com diversas atividades. Um exemplo é a Galeria Bolsa de Arte (rua Visconde do Rio Branco, 365), que abre, na próxima quinta-feira, a exposição Conversas. A terceira mostra do 3x4, grupo formado em 2005 por Carlos Krauz, Helena d'Avila, Laura Fróes e Nelson Wilbert, apresenta trabalhos recentes e antigos de suas trajetórias individuais e coletivas, estabelecendo através da montagem novas relações entre obras produzidas em épocas diferentes e contextos diversos.
Na ocasião, às 18h, também será lançada a primeira publicação do grupo, o livro 3x4 VIS(I)TA, contemplado pelo edital do Fumproarte 2013, com organização de Cristiane Löff e coordenação editorial de Paula Ramos. Na sua primeira edição, o projeto VIS(I)TA oportunizou a aproximação do público com os artistas em seus respectivos ateliês.
Juntamente com Roseli Jahn, Felix Bressan, Gonzaga, André Venzon, Maria Lucia Cattani, Mário Rohnelt, Frantz, Patricio Farías e Vera Chaves Barcellos, o grupo 3x4 realizou, entre 2006 e 2012, oito exposições em espaços alternativos e uma coletiva, com a curadoria de Paula Ramos, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. O livro é o registro dessa trajetória, em que trabalhos do grupo foram elaborados a partir das conversas estabelecidas com as produções destes nove artistas e seus espaços de criação. A visitação é gratuita e segue até 17 de setembro.
A Associação Chico Lisboa, por sua vez, inaugura hoje a mostra Água: Díalogos artísticos, das artistas Tity Pons e Vera Reichert, em seu espaço cultural na Travessa dos Venezianos, 19, às 19h. A exposição propõe um diálogo entre os processos de criação de ambas por meio da pintura.
Tity utiliza a água como uma mídia para realizar seu trabalho. Sua poética, ainda incipiente, se preocupa com a fluidez da água, suas propriedades e sua vontade própria. Em seus trabalhos, a água domina o processo criativo, é ela que determina as transparências, os cruzamentos, as sobreposições e os caminhos percorridos. O resultado é uma explosão de cor.
O trabalho de Vera Reichert se inicia a partir de mergulhos e sua preocupação com os recursos hídricos e a poluição da água. Tal preocupação leva a artista a desenvolver uma série de fotografias fazendo um recorte de imagens pelos oceanos e encontra um campo fértil de linhas, texturas e formas abstratas. As fotografias ganham uma dimensão pictórica e revelam, na poética da artista, a influência da linguagem da pintura na construção de suas imagens.
A artista visual Suzel Neubarth, inspirada em paisagens urbanas, apresenta a exposição Porto Alegre - Olhares casuais na Sala da Fonte no Paço Municipal de Porto Alegre. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, às 19h, com visitação até dia 2 de setembro de 2016.
A partir de levantamentos fotográficos, Suzel buscou locais significativos, marcos referenciais que constroem a estética das cidades. "Trabalhei com a gravura, com repetidas impressões, por vezes eliminando áreas do desenho com a utilização de máscaras, em uma mesma matriz ou acrescentando novas imagens em duas matrizes, com a utilização de uma ou várias cores", explica Suzel.
O trabalho resulta na valorização de espaços e monumentos através de uma releitura do já gravado na memória coletiva. A curadora Miriam Tolpolar destaca a sensibilidade do desenho de Suzel, arquiteta de formação, ao recriar paisagens urbanas reais. "Como num contraponto à grandeza desta urbanidade estática, grupos humanos em movimento são inseridos nas imagens. O resultado são imagens de grandes dimensões, que contradizem a tradição intimista da gravura, em que o espectador é convidado à aproximação", avisa Miriam.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia