Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

- Publicada em 09 de Junho de 2016 às 16:02

Novo navio para transporte de madeira e celulose

Parceria entre Celulose Riograndense, Aliança e Intecnical lançará navio

Parceria entre Celulose Riograndense, Aliança e Intecnical lançará navio


INTECNICAL/divulgação/jc
A Celulose Riograndense, a Navegação Aliança (Trevisa Investimentos) e o estaleiro Intecnical farão o batismo do novo navio Juan Rassmuss, construído para transportar madeira e celulose pelo Guaíba e Lagoa dos Patos. Será na quarta-feira (dia 15), às 15h, no estaleiro, em Triunfo, com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB). O navio tem 103,80 m de comprimento e 15,50 m de largura, e capacidade para transportar 4.814 toneladas. A Celulose utiliza três desses navios. Um dos problemas desta navegação é que as embarcações voltam vazias de Rio Grande a Guaíba. Por enquanto.
A Celulose Riograndense, a Navegação Aliança (Trevisa Investimentos) e o estaleiro Intecnical farão o batismo do novo navio Juan Rassmuss, construído para transportar madeira e celulose pelo Guaíba e Lagoa dos Patos. Será na quarta-feira (dia 15), às 15h, no estaleiro, em Triunfo, com a presença do governador José Ivo Sartori (PMDB). O navio tem 103,80 m de comprimento e 15,50 m de largura, e capacidade para transportar 4.814 toneladas. A Celulose utiliza três desses navios. Um dos problemas desta navegação é que as embarcações voltam vazias de Rio Grande a Guaíba. Por enquanto.

Atrativos

O Hotel Plaza São Rafael vai lançar novos atrativos para hóspedes e visitantes, com as lojas da Barber Shop - Barbearia de Verdade e da Florybal Chocolate Caseiro de Gramado. A barbearia terá serviços de estética e beleza, e a chocolateria será uma loja especial e temática.

Contra o frio

O supermercado Big comemora o crescimento das vendas de edredons. A busca pelos cobertores contra o frio cresceu 40% em relação aos demais meses do ano.

Menos intervenção

A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) entregou uma agenda de prioridades ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, visando destrancar investimentos imediatos no setor portuário e atrair mais investimentos para aumentar a eficiência e a competitividade dos terminais públicos e privados. O principal pleito é a redução da intervenção estatal na atividade portuária.

Sociedade de Engenharia

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) comemora, nesta sexta-feira, 86 anos. Às 20h30min, haverá jantar na sede social da entidade, no bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre; e segunda-feira, homenagem na Câmara de Vereadores, às 14h30min. Ao longo desses anos, a Sergs realizou estudos e propostas para uma série de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento do Estado. Atualmente, é presidida pelo engenheiro Nelson Kalil Moussalle.

Reeleição

O industrial Gilberto Porcello Petry, diretor-presidente da Weco S.A. Indústria de Equipamentos Termomecânicos, de Porto Alegre, foi reeleito para nova gestão na presidência do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul (Sinmetal), que tem base territorial sobre 412 municípios, nos quais estão instaladas cerca de 5 mil indústrias, que geram 80 mil postos de trabalho. Graduado em Administração de Empresas e Economia, Petry é vice-presidente da Fiergs. O setor metalmecânico e eletroeletrônico contribui com 37,6% do PIB da indústria gaúcha e com 25% do PIB gaúcho. A nova gestão terá como prioridade a defesa de medidas governamentais para reverter a grave crise enfrentada pelo setor no Estado.

P-68

Foi concluída a etapa de edificação da estrutura do casco da plataforma de petróleo P-68 no dique seco do Estaleiro Rio Grande (ERG). Nos próximos dias, ocorrerá a inundação do dique para lançamento do casco ao mar e sua atracação no Cais Sul. O casco da P-68 permanecerá nesse local, em acabamento final, até agosto, quando será levado ao Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES), para instalações sobre o casco e a interligação de todos os demais módulos e equipamentos da plataforma, fabricados em outros canteiros/estaleiros. O casco da P-68 pesa 353 mil toneladas, tem 288 metros de comprimento, 54 metros de largura e 31 metros de altura, e é idêntico aos cascos da P-66 e P-67, já entregues pelo ERG.

O Dia

  • A empresa PolyVision, dirigida pelo seu fundador Otávio Jacob Flach comemorará, sexta-feira, 25 anos de mercado com funcionários e familiares em coquetel de confraternização.
  • A Braskem entregará, sexta-feira, às 10h30min, quatro bicicletários sustentáveis (fabricados com plástico reciclado) para a Casa de Cultura Mario Quintana.
  • O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, receberá, sexta-feira, o titulo de Cidadão de Porto Alegre, às 19h, na Câmara de Vereadores.
  • O projeto Sacola Literária, da VR Projetos, através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, doará minibibliotecas a duas escolas de Igrejinha, sexta-feira.
  • Acise e CDL de Esteio promoverão, sábado, o Dia do Descarte Consciente, das 9h às 15h, na rua Gravataí, 49.
  • A Associação Brasileira de Criadores de Devon enviou comitiva para o 10º Congresso Mundial Devon, na Inglaterra, até o dia 20.
  • Sexta-feira, às 9h, a I Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados da OAB, no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Comemora os 70 anos da CAA no Rio Grande do Sul.
  • Os secretários estaduais dos Transportes, Pedro Westphalen, e do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, serão palestrantes, sexta-feira, para a revista Voto, às 12h, no Sheraton Hotel.
  • Sexta-feira, às 14h30min, na Universidade de Caxias do Sul, o 39º Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas-RS.
  • Sexta-feira e sábado, debates sobre administração no VIII Encontro Estadual da Angrad e IV Fórum de Cordenadores, promoção do CRA-RS, na Unisinos, em São Leopoldo.
  • Sexta-feira e sábado, em São Francisco de Assis, a II Festa do Agronegócio, do Rotary Club, no Parque de Exposições do Sindicato Rural.
  • Sexta-feira, lançamento do 7º Festival Internacional Sesc de Música, às 19h, no estande da prefeitura de Pelotas na Fenadoce.
  • Jantar, sexta-feira, às 20h30min, para marcar os 30 anos da Fenadoce, no Mercado Público, em Pelotas, com o chefe de cozinha Mamadou Sène.
  • Sábado, a GVerri Store mostrará 15 marcas de estilistas gaúchos. Às 10h, na rua Dinarte Ribeiro, 50.
  • O passeio turístico Caminhos Rurais de Porto Alegre de junho acontece neste domingo, Dia dos Namorados. Passa por pequenas propriedades rurais, Belém Velho e Morro da Pedra Redonda. Informações: (51) 3319-4133 e (51) 9987-7551, ou pelo e-mail [email protected].