Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 17 de junho de 2016. Atualizado �s 13h07.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 17/06/2016. Alterada em 17/06 �s 13h07min

Defla��o dos carros

Pelo segundo mês consecutivo, a Inflação do Carro da Agência Autoinforme, que pesquisa custos de produtos e serviços que o motorista usa para rodar e fazer a manutenção preventiva do veículo, teve variação negativa. Depois da deflação de 1,05% em abril, no mês de maio os preços caíram 0,96%. No acumulado do ano, a Inflação do Carro é de 0,8%, bem abaixo do IPC da Fipe, que já atingiu 4,37% no período de janeiro a maio. Mais uma vez, foram os combustíveis que puxaram para baixo a inflação do carro: em maio, a gasolina ficou 1,5% mais barata; e o etanol, 4,7%. Juntos, os combustíveis representam 31% dos gastos totais com o automóvel.
Frota reforçada
A Volvo Bus entregou 59 ônibus para o sistema de transporte urbano de Pelotas. Os veículos foram vendidos pela Dipesul, concessionária da marca no Rio Grande do Sul, ao consórcio de empresas que opera esse serviço na cidade, para renovação e ampliação da frota local.
Maior participação
Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) pretendem pleitear ao presidente interino Michel Temer uma maior participação nas decisões nacionais sobre trânsito, mobilidade, segurança viária e formação de condutores. A Associação Nacional dos Detrans (AND), entidade que representa as autarquias, quer mais diálogo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a indicação de um representante no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Referência mundial
O pós-venda da Chery Brasil foi considerado o melhor do mundo em premiação realizada na matriz da montadora, na China. O resultado acontece depois da adoção de novos padrões em treinamentos técnicos, de atendimento aos clientes e inteligência da informação.
Geração de energia
A Nissan revelou que está realizando pesquisas para desenvolver um sistema de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC, ou Solid Oxide Fuel Cell, em inglês), que funciona com energia elétrica gerada por bioetanol. A nova tecnologia - pioneiro para uso automotivo - integra uma célula de combustível e-Bio com um gerador de força. A SOFC utiliza a reação de múltiplos combustíveis, incluindo etanol e gás natural, com oxigênio, para produzir eletricidade com alta eficiência.
Polo canadense
Fiat Chrysler Automobiles e General Motors anunciaram planos de investimentos, expansão dos negócios e de seus centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia automotiva sediados em Ontário, no Canadá. Província mais importante do país, Ontário é o principal polo de veículos da América do Norte, responsável por 15% da produção nos últimos cinco anos. Lá estão presentes cinco grandes montadoras: Chrysler, Ford, GM, Honda e Toyota.
Moto elétrica
A Harley-Davidson confirmou que, em até cinco anos, começará a vender sua primeira motocicleta elétrica, cujo projeto foi batizado de LiveWire e apresentado em 2014.
Reposicionamento estratégico
Depois de ter sua imagem abalada por manipular os índices de emissões dos seus automóveis com motores a diesel, o Grupo Volkswagen apresentou o plano "Together - Strategy 2025". O reposicionamento estratégico envolve recuperação financeira e foco em carros elétricos, além de novas soluções em mobilidade. A marca prevê lançar 30 veículos elétricos até 2025, os quais representarão cerca de 25% de suas vendas globais.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia