Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de dezembro de 2016. Atualizado �s 10h24.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

artes visuais

Not�cia da edi��o impressa de 06/06/2016. Alterada em 28/12 �s 11h27min

Novas mostras inauguram esta semana em Porto Alegre

Margs abre mostra tendo a �gua como tema

Margs abre mostra tendo a �gua como tema


CRIS ROCHA /REPRODU��O/JC
Vários espaços expositivos de Porto Alegre inauguram novas mostras nesta semana. Um deles é o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), que abre espaço para duas exposições: uma com foco na água e outra celebrando a trajetória da artista plástica Marília Fayh. Já o Guion Center receberá uma mostra de desenhos de Dilmer Bettiol.

Preciosa água

A partir de amanhã, às 19h, o Margs abre espaço para discutir, por meio da arte, o problema da escassez da água. A mostra Água, paisagem alterada tem curadoria da historiadora da arte Maria Alice Milliet e ocupará as galerias João Fahrion, Pedro Weingarther e Angelo Guido da instituição.
São 50 obras que trazem à tona a preocupação cada vez mais atual com a preservação dos recursos naturais, em especial a fonte primordial de vida. A água, que sempre pareceu um bem inesgotável, atualmente é associada a uma catástrofe iminente.
A crise gerada pela seca de 2015 em estados como São Paulo fez baixar o nível dos reservatórios a ponto de deixar a população apavorada com a falta de água nas cidades. Motivados pela crise hídrica, o grupo Em Branco, formado por Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Rocha e Patrícia Furlong, produziu os trabalhos, divididos entre pinturas, gravuras e desenhos para essa exposição.
Por meio de uma linguagem poética, alusiva à natureza, os artistas buscam sensibilizar o público para as questões relativas à água e ao meio ambiente. A mostra já foi apresentada em São Paulo. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Trajet�ria em perspectiva

Exposição foca esculturas e gravuras de Marilia Fayh
Exposição foca esculturas e gravuras de Marilia Fayh
FERNANDO ZAGO/DIVULGA��O/JC
Na quinta-feira, é a vez de Marilia Fayh levar seus trabalhos para o imponente prédio da Praça da Alfândega. A exposição tem curadoria de André Venzon e abrirá no dia 9, às 18h30min, com visitação até 3 de julho.
A mostra Marilia Fayh: esculturas e gravuras apresenta 80 peças - entre esculturas e litografias - dispostas nas galerias Oscar Boeira e Iberê Camargo do Margs. As obras celebram a figura humana com delicadeza e movimento, ternura e subjetividade.
Algumas esculturas, todas em bronze, chegam a alcançar grandes proporções, medindo até 1,80 metros; e representam, em grande parte, o corpo feminino, desnudando sua interioridade. Na mesma noite, será lançado o livro que acompanha a exposição e faz uma retrospectiva dos 30 anos de trabalho da artista, intitulado Marilia Fayh: esculturas e gravuras.
A obra - bilíngue, em edição de capa dura e com 188 páginas - é ilustrada com fotografias de Fernando Zago e Leonid Streliaev. Há textos de Paulo Amaral, André Venzon, Armindo Trevisan, Danúbio Gonçalves, Italo Evangelisti, Ney Fayet Júnior e da própria artista.

Retorno aos pagos

Trabalho de Dilmer Bettiol no espaço Guion Arte
Trabalho de Dilmer Bettiol no espaço Guion Arte
CARLOS SCHMIDT/DIVULGAÇÃO/JC
Veterana da pintura e do desenho, Dilmer Bettiol expõe pela primeira vez em Porto Alegre. Gaúcha de nascimento - assim como a irmã Zorávia -, Dilmer construiu sua carreira em São Paulo, tendo retornado à Capital em 2011 para se dedicar, definitivamente, à sua vocação.
Aproveitando o belo espaço expositivo junto ao Guion Cinemas, Dilmer selecionou uma série com 10 telas (em diversos formatos, suportes e técnicas) e nove desenhos emoldurados.
A artista começou a pintar na maturidade, mas nem por isso o resultado é menos denso e profícuo. O inventário de sua produção alcança 1,2 mil obras catalogadas, entre desenhos e telas. Suas marcas são as cores da natureza, do céu e da terra, fortes e vibrantes, e o traço livre. A série que irá exibir na Guion Arte segue, rigorosamente, estes princípios.
A exposição de Dilmer Bettiol fica em cartaz até 26 de junho, com visitação de segunda-feira a domingos, e entrada franca.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia