Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Contas Públicas

- Publicada em 24 de Junho de 2016 às 17:11

Porto Alegre ingressa em nova fase de modernização tributária

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ressaltou a importância da obtenção da linha de financiamento junto à Caixa e o papel dos bancos públicos na parceria com os municípios

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ressaltou a importância da obtenção da linha de financiamento junto à Caixa e o papel dos bancos públicos na parceria com os municípios


LUCIANO LANES/PMPA/JC
Porto Alegre assinou, na semana passada, um contrato de crédito com a Caixa Econômica Federal para aplicação em ações voltadas ao desenvolvimento de tecnologias capazes de facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), tornar mais eficiente o gasto público e melhorar a arrecadação. O empréstimo concedido pela Caixa é lastreado por recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e servirá para colocar em prática ações do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT).
Porto Alegre assinou, na semana passada, um contrato de crédito com a Caixa Econômica Federal para aplicação em ações voltadas ao desenvolvimento de tecnologias capazes de facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), tornar mais eficiente o gasto público e melhorar a arrecadação. O empréstimo concedido pela Caixa é lastreado por recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e servirá para colocar em prática ações do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT).
O PMAT é destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.
Entre as principais ferramentas a serem implantadas no município estão totens de autoatendimento, que facilitarão o contato com os contribuintes e a obtenção de informações, e a informatização de serviços, que trará eficiência ao acabar com a necessidade de deslocamento do contribuinte até a sede da pasta. "Ainda vamos avaliar quais serviços podem passar a ser feitos pela internet, mas, hoje, com a certificação digital, acredito que podem ser muitos", avisou o secretário da Fazenda Jorge Tonetto.
A maior virtualização garantirá segurança na mobilidade de acesso aos dados a partir de qualquer tipo de equipamento e local. A medida impactará diretamente no atendimento aos cidadãos, que poderão acessar os serviços, emitir guias e documentos em totens que serão implantados em pontos da cidade. Além disso, Tonetto enfatiza que parte do aporte será destinado à otimização dos serviços de inteligência fiscal da secretaria e qualificação dos recursos humanos para acompanhar todas as novidades.
A vice-presidente para Assuntos Institucionais e Sustentabilidade do Observatório Social de Porto Alegre (OS POA), Marice Fronchetti, afirma que a Capital conseguiu captar o financiamento em um momento certo, em que as contas estão todas em dia e fecharam o ano, de 2015, no azul. "Além de dar tranquilidade, esses pontos possibilitam que o juro saia mais barato, por que ele varia de acordo com a realidade financeira do município", d, assinalando que o recurso tem o ponto forte de não poder ser diluído, tendo de ser aplicado nos eixos previstos pelo Bndes.
Para Marice, a modernização irá aproximar o contribuinte da gestão da área tributária e do contador. "Existe uma questão cultural de as pessoas ficarem alheias à legalidade. Com a facilitação do acesso e a transparência, vai aumentar a fiscalização e os contadores só se beneficiam por que nós já temos esse discurso de que é importante estar dentro da lei", projeta a contadora.
Durante a assinatura do contrato, o prefeito José Fortunati destacou que a obtenção da linha de financiamento junto ao banco é importante, especialmente neste momento. "Com a crise que o Brasil atravessa, os recursos próprios para investimentos são cada vez mais escassos e precisamos buscar financiamento externo para modernizar a administração tributária e melhorar a qualidade do gasto público. Esse crédito viabiliza um projeto para uma gestão mais eficiente, que gera aumento de receitas e reduz o custo dos serviços prestados", explicou Fortunati. O prefeito ressaltou que os bancos públicos têm esse papel de parceria com os municípios para melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.
"Nossa parceria com a prefeitura de Porto Alegre sempre foi muito importante, justamente pelo trabalho desenvolvido pelo governo municipal. A equipe da Fazenda fez um excelente trabalho e nós nos empenhamos para manter a taxa de juros baixa e contribuir para melhorar a gestão tributária no município", afirmou o superintendente executivo de governos da Caixa em Porto Alegre, Pedro Lacerda.
O valor total do crédito é de R$ 6,3 milhões, que serão aplicados em projetos que ampliarão a fiscalização e o compartilhamento de dados da SMF. A carência é de dois anos (24 meses) e a prefeitura tem 96 meses para pagar o débito. Os juros são baixos, 4% ao ano mais a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Municípios enfrentam dificuldades para captar recursos

Marice explica que as prefeituras precisam estar com as contas em dia

Marice explica que as prefeituras precisam estar com as contas em dia


MARCELO G. RIBEIRO/JC
O benefício está disponível para todos os municípios. Porém, poucos conseguem acessar, devido à série de pré-requisitos que são exigidos, inclusive estar com as contas em dia.
A contadora Marice Fronchetti, do Observatório Social de Porto Alegre, afirma que muitos municípios não conseguem captar recursos do PMAT por que a maior parte tem previdência ou financiamentos atrasados. "Principalmente em momento de crise é difícil que a cidade tenha todas as contas em dia", lamenta Marice.
O município solicitante deverá apresentar Projeto de Modernização, junto ao pedido de financiamento, encaminhar à instituição financeira credenciada ou ao Bndes o quadro de resultados esperados para as ações do projeto, conforme modelo a ser disponibilizado pelo Bndes, informações a respeito dos processos licitatórios e dos contratos administrativos referentes aos investimentos que são objeto do referido pedido de liberação.
Além disso, o município deverá constituir Grupo Especial de Trabalho de Modernização da Gestão Pública, que deverá contar com, pelo menos, 40% de servidores públicos municipais efetivos entre seus membros, para coordenar a elaboração, implantação e o acompanhamento de todo o projeto e apresentar Decreto municipal publicado, formalizando a constituição do Grupo Especial de Trabalho de Modernização da Gestão Pública (Nemat), responsável por coordenar a elaboração e implantação de todo o projeto.
Especialista em contabilidade pública, Diogo Duarte afirma que apesar da burocracia essa modalidade de investimento é fundamental para o setor público, "pois o desenvolvimento da gestão tributária e sua consequente transparência é o ponto nevrálgico de toda a administração". "No Rio Grande do Sul o ganho será no maior aproveitamento da máquina pública em prol do seu potencial de arrecadação, reduzindo a dependência de repasses da União", exemplifica o contador.

Setor público se aproxima do caminho trilhado pela contabilidade empresarial

Duarte cita a relevância da capacitação, entre outros pontos

Duarte cita a relevância da capacitação, entre outros pontos


GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
A migração para um padrão internacional, as demandas sociais por transparência e as novas normas de contabilidade aplicada ao setor público fazem com que a área ganhe mais espaço. Quando o foco da administração pública era voltado ao orçamento, quase que com exclusividade, a contabilidade tinha um peso. Agora, com as atenções no orçamento e também no patrimônio, assim como em demonstrações contábeis consistentes, a contabilidade do setor público avança a outro patamar. Ela passa de coadjuvante a personagem principal, defende o coordenador da comissão de contabilidade aplicada ao setor público do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS), Diogo Duarte.
Os contadores reivindicam isso há muito tempo e veem as mudanças recentes como sinal de uma nova era fiscal. "Em um momento em que os balanços das empresas são entregues em meio digital, é fundamental que o fisco acompanhe esse processo de inteligência", assinala Duarte.
O contador avisa que a transparência exige informações de qualidades, e para isso, uma contabilidade forte. De nada adiantaria a divulgação de informações para a sociedade sem a confiabilidade de seus dados. "Dessa forma, capacitação, valorização profissional, plano de carreira e bons sistemas informatizados são ferramentas fundamentais para que a contabilidade do setor público possa desempenhar o seu papel: informar e salvaguardar o patrimônio público", diz o especialista em contabilidade pública.
Porto Alegre foi uma das últimas capitais brasileiras a implantar a nota fiscal eletrônica (NFe) e está buscando seu espaço entre as cidades brasileiras com maior transparência e informatização. Com a modernização, os contribuintes poderão recolher seus tributos de forma mais ágil e a administração pública ganhará em agilidade na fiscalização.

Como adquirir o Programa

  1. Informe-se junto à Caixa: Você que é representante de seu município deve dirigir-se à agência da Caixa mais próxima e solicitar informações com o gerente.
  2. Apresente o projeto do seu município: O projeto de modernização do seu município deve permitir a identificação, análise e acompanhamento detalhado do conjunto de ações, metas físicas e financeiras.
  3. Constitua o Grupo Especial de Trabalho de Modernização da Gestão Pública (GEMAT): O grupo será composto por profissionais das diferentes áreas técnicas e irá coordenar a elaboração, a implantação e o acompanhamento de todo o projeto financiado.
  4. Aguarde a aprovação: O projeto do seu município deve ser avaliado pela Caixa e aprovado pelo Bndes e, posteriormente, encaminhado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para verificação dos limites e condições, conforme determinação legal.
  5. Assine o contrato: Após a aprovação do projeto pelo Bndes, da autorização da STN para a contratação da operação de financiamento, a Caixa comunicará o município visando à celebração do contrato.