Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 31 de Maio de 2016 às 18:26

CNJ vê indício de crime em conversa de ex-ministro

 Ministra Nancy Andrighi em sessão  o do TSE. Brasilia-DF 23/04/2013. Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE - 92585 bytes

Ministra Nancy Andrighi em sessão o do TSE. Brasilia-DF 23/04/2013. Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE - 92585 bytes


CARLOS HUMBERTO/ASICS/TSE/JC
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) discutirá a abertura de um procedimento para apurar se o ex-ministro da Transparência Fabiano Silveira favoreceu indevidamente interesses privados quando atuava como conselheiro do órgão.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) discutirá a abertura de um procedimento para apurar se o ex-ministro da Transparência Fabiano Silveira favoreceu indevidamente interesses privados quando atuava como conselheiro do órgão.
A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, considera haver indícios de crime nas conversas travadas entre o então conselheiro e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre as investigações contra o parlamentar na Operação Lava Jato.
A conversa em que Silveira aparece criticando a Lava Jato e aconselhando Renan sobre como apresentar sua defesa ao Ministério Público Federal foi gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e divulgada no último domingo pelo Fantástico, da TV Globo. Os áudios motivaram, na segunda-feira, o pedido de exoneração de Silveira do cargo de ministro nomeado pelo presidente interino Michel Temer (PMDB).
Nos bastidores, os membros do CNJ avaliam que o episódio registrado por Machado, embora tenha embaraçado o ex-conselheiro e constrangido o órgão, não configura propriamente um crime. Por isso, as investigações na corregedoria devem se concentrar em reunir elementos para saber se Silveira usou o nome do CNJ como pretexto para marcar reuniões com autoridades ligadas às investigações da Lava Jato e, assim, obter informações privilegiadas.
Funcionário de carreira do Senado, Silveira foi indicado para a vaga no CNJ pelo próprio Renan e estava em seu segundo mandato como conselheiro do órgão. O cargo, no entanto, o impedia de atuar como advogado. Quando entrou para o primeiro escalão do governo Temer, Silveira precisou pedir exoneração do conselho. Agora que não é mais ministro, ele volta a se submeter às normas de atuação de funcionários públicos do Senado.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO