Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

novo governo

- Publicada em 15 de Maio de 2016 às 17:19

Grupo protesta no Planalto e reivindica novas eleições

No auge, manifestação chegou a reunir 400 pessoas diante da sede do governo

No auge, manifestação chegou a reunir 400 pessoas diante da sede do governo


ANDRESSA ANHOLETE/AFP/JC
Cerca de 400 manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), afastada em decorrência do processo, fizeram, na manhã de ontem, um protesto contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) em frente ao Palácio do Planalto. Desde sábado, Temer estava na capital paulista sem compromissos oficiais.
Cerca de 400 manifestantes contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), afastada em decorrência do processo, fizeram, na manhã de ontem, um protesto contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) em frente ao Palácio do Planalto. Desde sábado, Temer estava na capital paulista sem compromissos oficiais.
No protesto, que teve seu auge por volta das 11h da manhã, pessoas ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à União Nacional dos Estudantes (UNE) e artistas locais gritaram palavras de ordem como "Fora Temer" e músicas como "Ai, ai, ai, ai, empurra o Temer que ele cai". Alguns manifestantes pediam, com faixas e cartazes, a convocação de novas eleições gerais. Eles também protestaram contra o fim do Ministério da Cultura e interditaram, por cerca de 20 minutos, uma via em frente à Praça dos Três Poderes. A via foi desobstruída pela Polícia Militar (PM) do Distrito Federal, que não registrou nenhum incidente durante o ato.
Na convocação feita nos últimos dias pelas redes sociais, mais de 17 mil pessoas chegaram a confirmar presença no evento. A Polícia Militar chegou a fechar todo o Eixo Monumental, via de acesso ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional, já nas primeiras horas da manhã, mas a via foi logo liberada.
Mais cedo, manifestantes penduraram ratoeiras na grade de proteção do Palácio do Planalto, em protesto contra Temer. Em um dos apetrechos, há o nome do presidente interino.
A PM reforçou a segurança nos arredores do Planalto. Quatro carros de patrulhamento tático do Batalhão de Choque foram posicionados em frente ao planalto. O efetivo é empregado para evitar distúrbios de pequeno porte. Um grupo pequeno de manifestantes ainda permaneceu na Praça dos Três Poderes no período da tarde. Apesar de bandeiras, camisetas e adesivos do PT, P-Sol, sindicatos e da UNE, uma militante disse, ao falar no megafone, que a manifestação era espontânea, fruto da insatisfação das pessoas. "O que está em jogo não é um partido, é a democracia", disse.

Clima adia retorno de Dilma a Brasília

A presidente Dilma Rousseff (PT), afastada do cargo durante o processo de impeachment, cancelou ontem seu retorno de Porto Alegre a Brasília devido ao mau tempo na capital gaúcha no domingo. O voo foi remarcado para as 9h de hoje. À tarde, ela terá reuniões no Palácio da Alvorada. De acordo com a assessoria de imprensa do PT gaúcho, a Força Aérea Brasileira (FAB) recomendou a permanência de Dilma na Capital, porque a rota utilizada apresentava muita turbulência. Por causa da chuva, também foi cancelado o ato de desagravo à petista agendado pela Frente Brasil Popular na área externa do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que deve ser remarcado para a próxima visita de Dilma ao Estado.
A petista chegou a Porto Alegre na noite de sexta-feira para passar o fim de semana ao lado da filha, Paula Araújo, e dos netos, Gabriel e Guilherme. Ela não participou de nenhuma agenda política, e sua única aparição pública foi no sábado de manhã, quando andou de bicicleta na orla do Guaíba, que fica nas proximidades de seu apartamento, na zona Sul da cidade. Acompanhada de seguranças, Dilma pedalou por quase uma hora e acenou a quem a cumprimentava.
A petista, quase sempre, aterrissa na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, como ocorreu nesta sexta-feira. Muitas vezes, porém, ela retorna pelo aeroporto Salgado Filho, mais próximo de sua residência. Neste meio tempo, a aeronave é deslocada. Conforme a assessoria da Infraero, apesar da chuva forte de hoje, o aeroporto Salgado Filho não deixou de operar em nenhum momento do dia.