Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 17 de Maio de 2016 às 17:12

Porque o Ministério da Cultura é fundamental

Passamos do espanhol para o francês, deste para o inglês e agora para a completa ignorância (Jorge Luis Borges).
Passamos do espanhol para o francês, deste para o inglês e agora para a completa ignorância (Jorge Luis Borges).
A cultura não pode ser ornamento do poder e da elite, pois essência da vida humana. Li não sei onde e repito porque reflete o que penso. A aventada possibilidade da fusão do Ministério da Cultura e da Educação, sob manto deste último, é dar ré no processo dos avanços até aqui conquistados com muita luta. Cultura é alimento da alma e não pode ficar à mercê da vontade de governos com visão na altura da soleira da porta. É necessário cada vez mais que o Estado brasileiro firme políticas proativas, administrando e financiando com rigor as estruturas que levam cultura ao povo. O rio Amazonas não teria a força e o poder que tem no volume de suas águas não fossem seus afluentes.
Triste os governos que em momentos de crises fecham a torneira de recursos para a cultura. Parece que todos os problemas de má gestão dos governos possuem um único bode expiatório: cultura. Ora, isto mostra que o administrador é que não a tem. Brecht ensinou: Se você não entretém o público, não consegue passar nenhuma mensagem social, política, o quer que seja. Assim, dialogo em consonância com o pensamento de Borges, aí no início, que ganha relevo de profunda reflexão.
Mas não é só isso, ensina o povo a pensar, refletir e agir com serenidade e harmonia. Infelizmente, o País nunca teve uma política cultural. Um Plano Diretor Cultural.
Querer implodir o Ministério da Cultura, que tem a menor dotação orçamentária, 0,6% do orçamento, é pensar pequeno demais colocando a corda no pescoço de Tiradentes e esquartejar o Carnaval, literatura, teatro, circo, dança, orquestras, cinema, patrimônio histórico, pinacotecas e tudo mais que tem brilho. Lições que reconhecem a importância de um Ministério da Cultura para o País existem a basto.
O leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma (George Martin).
Escritor
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO