Sobre o Autor
Foto: SBPNL/Divulga��o/JC

Gilberto Cury

Presidente da Sociedade Brasileira de Programa��o Neurolingu�stica

Como resolver conflitos corporativos usando a Programa��o Neurolingu�stica

Gilberto Cury � presidente da Sociedade Brasileira de Programa��o Neurolingu�stica

Muitas pessoas confundem divergência com conflito. Na verdade, o conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação. As diferentes opiniões no trabalho são comuns e, quando bem gerenciadas, levam ao fortalecimento das equipes e ao crescimento profissional. A maneira sadia de lidar com elas é também aquela que mais facilita o desenvolvimento de indivíduos e da organização: a boa comunicação.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, cerca de 70% dos problemas nas organizações têm relação direta ou indireta com problemas de comunicação. Sendo assim, ensinar as pessoas e equipes a se comunicarem melhor é uma excelente maneira de gerenciar os problemas.
No entanto, não basta colocar um de frente para o outro e pedir que falem. É preciso desenvolver nas pessoas a capacidade de entender umas às outras e respeitar opiniões. Nesse contexto, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma ferramenta eficiente para ser aplicada aos treinamentos.
A PNL é um conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação que trabalha individualmente nos colaboradores sua sensibilidade, capacidade de percepção, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional. Ela permite que possamos aprender e modificar modelos de comunicação interpessoal e intrapessoal, em pouco tempo e de maneira muito eficaz. Promove, também, o autoconhecimento, alicerce do autodesenvolvimento.
Outra qualidade trabalhada pela ferramenta é a capacidade de gerenciar pessoas, uma vez que a liderança qualificada exige a capacidade de entender e respeitar os indivíduos. Saber reconhecer sinais verbais e não-verbais, distinguir qualidades de voz e entonação, conhecer estratégias e modelos de negociação, utilizar a criatividade para a solução de problemas são alguns dos caminhos que a PNL apresenta.
Dentro do universo das empresas, trabalhar as pessoas é a melhor forma de desenvolver equipes. Os gestores que decidem investir em PNL podem esperar uma mudança imediata no clima organizacional: melhor entrosamento, maior qualidade de vida, entre tantos outros benefícios. O grande diferencial é que os treinamentos feitos são capazes de promover mudanças profundas.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio