Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 15 de Maio de 2016 às 21:31

Roteiros aproximam turistas e mitologia grega

 Aula na Sicília, na Grécia

Aula na Sicília, na Grécia


PORTO BRASIL /DIVULGAÇÃO/JC
O crescimento do turismo de experiência levou a Porto Brasil Viagens a criar três roteiros voltados a promover aulas de mitologia clássica in loco. Desde 2014, a agência gaúcha administra visitas de brasileiros a lugares significativos na história da humanidade, como os locais onde Helena de Troia nasceu, onde Orestes foi julgado, onde Zeus criou os Jogos Olímpicos e onde o Oráculo de Delfos pregava suas profecias na Grécia antiga. "Todos são pontos muito importantes no passado literário e mitológico da Grécia", diz a diretora da empresa, Ana Cláudia Costa.
O crescimento do turismo de experiência levou a Porto Brasil Viagens a criar três roteiros voltados a promover aulas de mitologia clássica in loco. Desde 2014, a agência gaúcha administra visitas de brasileiros a lugares significativos na história da humanidade, como os locais onde Helena de Troia nasceu, onde Orestes foi julgado, onde Zeus criou os Jogos Olímpicos e onde o Oráculo de Delfos pregava suas profecias na Grécia antiga. "Todos são pontos muito importantes no passado literário e mitológico da Grécia", diz a diretora da empresa, Ana Cláudia Costa.
O diferencial das viagens é que, além de conhecer templos e sítios arqueológicos que foram cenário das tragédias gregas e outras histórias da mitologia, os turistas são munidos de dados arqueológicos, graças à participação de uma especialista local, que fala português fluente e acompanha os momentos instrutivos, cujo principal atrativo são as aulas ministradas pelo professor de Literatura Grega e escritor Cláudio Moreno - que funciona como uma espécie de "guru" das viagens. Qualquer pessoa interessada na cultura clássica é público-alvo, explica o especialista em mitologia, que também é o curador destes roteiros elaborados pela Porto Brasil. "Na Grécia está nosso passado, nossa origem", destaca Moreno.
A agência já promoveu três viagens: duas para a Grécia e uma para a Sicília, na Itália, onde se encontra grande parte da arquitetura grega do período em que a região ainda era colônia. "Na Itália, não houve a destruição que ocorreu na Grécia. Ali é possível visitar lugares mitológicos por onde Ulisses (do poema épico Odisseia) passou", diz o especialista. A novidade tem atraído muitos adeptos, garante Ana Cláudia. "Formamos grupos de pessoas interessadas em cultura geral, como psicanalistas, professores de história e de literatura, promotores, advogados, entre outros."
Moreno explica que o roteiro Mitos e Deuses passa por cidades como Delfos, Kalamata, Atenas, Olímpia, Micenas e Nemeia, na Grécia. "Nosso foco é o interior, onde estão os sítios arqueológicos. Há muita caminhada, e os destinos são bastante distintos dos convencionais, que levam turistas às praias e ilhas gregas." O professor compara a oportunidade de "voltar" à Grécia Antiga e à sua mitologia como a sensação de "voltar para casa". "Lá, encontramos as raízes de nosso pensamento e a principal fonte de inspiração para nossos artistas e escritores", justifica. Não à toa, cerca de 300 a 400 ônibus/mês desembarcam estudantes de escolas dos Estados Unidos e Europa a fim de entrar em contato com a história da humanidade.
"Uma das coisas que me intrigaram é a existência e conservação do Teatro de Epidauro, que está situado no meio do campo, na Grécia", comenta a advogada Magda Brossard Iolovitch. Ela participou da primeira empreitada, realizada em 2014. O local, caracterizado pela acústica "extraordinária" (que permite que um simples estalo com os lábios seja ouvido até a última de suas 20 fileiras), tem ao fundo diversos montes, causando uma imagem impactante. "A forma como foi feito é, até hoje, um mistério", ilustra a advogada. "É surpreendente perceber que, há milhares de anos (quando não havia carros), as pessoas se deslocavam por quilômetros para ir até o templo do Oráculo de Delfos, no sopé do monte Parnaso, a 700 metros sobre o nível do mar."

Viagem cultural levará crianças aos estúdios do Harry Potter

Dois destinos distintos integram a programação do roteiro Mitologia Fantástica - Harry Potter e Emília do Olimpo, lançado recentemente pela Porto Brasil Viagens. Ainda com a temática do turismo de experiência, a agência investiu em um roteiro voltado para pais e filhos, com o mesmo enfoque do aprendizado in loco. O público-alvo são crianças de 10 a 13 anos, acompanhadas de um adulto responsável. O objetivo é conhecer a mitologia grega e o mundo do personagem Harry Potter, guiados pelo professor de literatura Cláudio Moreno.
"A viagem inclui Londres e ilhas gregas e busca despertar nos pequenos o entusiasmo pelos mitos e pelas raízes da cultura ocidental, conhecida por muitos nas narrativas de Monteiro Lobato e do best seller inglês", explica a diretora da agência, Ana Cláudia Costa. O roteiro inédito está marcado para outubro, com saída de Porto Alegre para Londres. Lá, o grupo visitará o British Museum, para introduzir os pequenos à cultura da Grécia Antiga, depois passará pela London Eye (terceira maior roda gigante do mundo) e fará um tour pelos estúdios da Warner Bros. "Na Grécia, as visitas guiadas pelos sítios arqueológicos prometem proporcionar muita diversão com cultura para crianças e adultos", afirma Ana Cláudia.
"Desde que fiz o roteiro Mitos e Deuses da agência Porto Brasil, há três anos, havia a promessa de que seria organizada uma viagem com foco nas crianças", recorda a promotora de Justiça Rosângela Corrêa da Rosa. "Comentei com minha sobrinha Raíssa (atualmente com 11 anos), e agora finalmente ela vai realizar este sonho - ela está muito feliz, iremos juntas." Dentro do planejamento da viagem, a menina passou a estudar inglês - na época, com oito anos. Além de ir para a Grécia aprender mitologia em 2015, a promotora participou da viagem à Itália, denominada Sicília e Calábria - a Magna Grécia de Ulisses. "Passar pelo local onde Sócrates esteve preso, conhecer o Partenon e outros templos foi uma experiência maravilhosa. Recomendo muito", diz.
Os preços das viagens para os roteiros Grécia dos Mitos e dos Deuses custam ¤ 3.175,00 por pessoa, e o Mitologia Fantástica sai ¤ 3.620,00 por pessoa. Os valores englobam transporte terrestre, passeios, aulas, hospedagem, seguro e principais refeições, menos as passagens aéreas. No caso da viagem para a Itália (Magna Grécia), o valor é um pouco mais caro: ¤ 4.250,00 por pessoa. Rosângela, que fez os dois primeiros e agora encara os preparativos para o terceiro, garante que vale cada centavo; "É algo bem mais valoroso que um bem material o que se está adquirindo nestas viagens. Além disso, o serviço é de excelência. Tudo organizado, sem que seja preciso se preocupar com qualquer problema", garante.