Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de dezembro de 2016. Atualizado �s 15h14.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

Artes c�nicas

Not�cia da edi��o impressa de 01/06/2016. Alterada em 27/12 �s 16h19min

Projeto Novas Caras incentiva novos nomes no teatro

Pe�a O anexo secreto foi uma das vencedoras do edital Novas Caras

Pe�a O anexo secreto foi uma das vencedoras do edital Novas Caras


J�SSICA BARBOSA/DIVULGA��O/JC
Luiza Fritzen
Incentivar novos nomes do teatro, dar a pessoas que começaram a trabalhar recentemente com artes cênicas uma oportunidade para apresentar seus trabalhos e proporcionar espetáculos com entrada franca para a população. Essas são as principais características do projeto Novas Caras, desenvolvido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre desde 1994. Em mais de 20 anos, a iniciativa já financiou aproximadamente 150 projetos e revelou nomes que se consagraram no teatro, como Fernanda Petit, Jezebel De Carli e Patrícia Fagundes.
O público pode inscrever seus trabalhos via edital publicado pela prefeitura, e avaliação é feita por uma comissão formada por entidades representativas do teatro. As oficinas e peças vencedoras passam por um sorteio que determina as datas e ordem de apresentação. A prefeitura contribui com R$ 1.500,00 - valor que não chega a pagar o cachê dos artistas, mas auxilia em gastos com transporte de cenário - e disponibiliza os palcos de teatro da cidade com equipamentos de áudio, vídeo e iluminação e a mão de obra dos técnicos.
Com o objetivo de formar plateia e levar um número cada vez maior de pessoas ao teatro, não são cobrados ingressos e os artistas não recebem pelas apresentações. Como ressalta o Coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal, Breno Ketzer Saul, o Novas Caras serve como um pontapé inicial e "dá a oportunidade de tirar os projetos do papel para estimular pequenos artistas a obterem seu espaço. É uma forma de dar vazão e incentivar as pessoas que estão começando". Segundo Saul, a grandiosidade do projeto se deve ao fato de permitir que pessoas de diferentes formações e áreas da cidade tenham acesso à produção teatral e possam interagir com o público e a prática do teatro.
Neste mês, será a vez do espetáculo O anexo secreto ter sessões na Sala Álvaro Moreyra (avenida Érico Veríssimo, 307), toda quarta-feira, às 20h. A montagem é baseada no livro O diário de Anne Frank, escrito pela jovem judia durante o tempo em que passou escondida dos nazistas, com familiares e amigos, no anexo de uma casa em Amsterdã, Holanda. A dramaturgia não se trata de uma adaptação da obra e sim da interpretação do universo dos relatos trazidos pelo diário feita pelos atores e seu contato com o texto.
A trama não foca nas questões do nazismo e Holocausto e, sim, no desenvolvimento e a criação da identidade de uma adolescente em um espaço restrito. O anexo secreto foi criado no Departamento de Arte Dramática da Ufrgs como conclusão de curso. Fernanda Moreno, que divide a direção do espetáculo com Juliano Rabello, conta que, mesmo sem retorno financeiro, a satisfação da equipe é saber que a mensagem da peça atinge um público fora da academia. "Como artistas, nos sentimos muito agradecidos por contribuir na vida de pessoas que não estão acostumadas a frequentar o teatro."
Como parte do projeto, 50% dos lugares disponíveis na sala são reservados para grupos escolares, de jovens e adultos, ou cursos relacionados à produção cênica e artística. Fernanda conta que a procura por escolas tem sido intensa nos últimos dias. O elenco inclui os atores Gabriel Fontoura, Leo Bello, Madalenna Leandra e Natália Vargas Xis. Cada um deles interpreta dois personagens, diferenciados física e vocalmente. A entrada é franca e as senhas devem ser retiradas uma hora antes do início do espetáculo.
As últimas peças exibidas pelo projeto foram Os sinos da Candelária, em maio, e 7 gatinhas (obs)cenas contemporâneas, em abril. Além do Novas Caras, a Coordenação de Artes Cênicas (CAC) trabalha com outros projetos, como o Teatro Aberto, Teatro na Companhia e o Noite no Circo. O Teatro Aberto é voltado para o público infantojuvenil, enquanto Teatro na Companhia tem como foco principal estimular a produção e a pesquisa de linguagens experimentais na cena de Porto Alegre. O Noite no Circo objetiva divulgar e incentivar a produção circense contemporânea na Capital gaúcha. O resultado do Edital com a programação do Novas Caras para o segundo semestre deste ano pode ser conferido no site do Mais Teatro.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
FUNDA��O CULTURAL QORPO-SANTO 18/06/2016 21h17min
O Grupo Teatral da FCQ-S de Triunfo foi contemplado e ter� 6 (seis) apresenta��es com o seguinte cronograma: nJulho/2016 Dia 27.nAgosto/2016 Dias 03, 10, 17, 24 e 31.nEstaremos representando o munic�pio de Triunfo com a Pe�a Teatral Qorpo-Santo Re-Cortado, levando com orgulho o nome de nosso grande Dramaturgo Jos� Joaquim de Campos Le�o.nPodemos enviar mais informa��es para publica��o em data oportuna.nObrigada e bom trabalho.