Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 03 de Abril de 2016 às 22:12

No cais de Montenegro...

Dragagem do canal de navegação da foz do rio Caí

Dragagem do canal de navegação da foz do rio Caí


ACERVO CILON ALVES MACHADO/DIVULGAÇÃO/JC
O governador José Ivo Sartori (PMDB) verificou in loco, na sexta-feira passada, a conclusão das obras de dragagem do canal de navegação da foz do rio Caí, um dos afluentes que sofrem com o assoreamento. Para termos hidrovias dignas deste nome, teríamos que dragar não só a foz, mas os rios em toda sua extensão navegável.
O governador José Ivo Sartori (PMDB) verificou in loco, na sexta-feira passada, a conclusão das obras de dragagem do canal de navegação da foz do rio Caí, um dos afluentes que sofrem com o assoreamento. Para termos hidrovias dignas deste nome, teríamos que dragar não só a foz, mas os rios em toda sua extensão navegável.

...a saudade das gasolinas

Essa missão impossível possibilitaria a volta dos tempos áureos da navegação fluvial, como foi o caso das Gasolinas no rio Caí, como a Marquesa da foto no Cais de Montenegro. Elas já levavam e traziam cargas e até passageiros há mais de um século. Quando se observa as hidrovias europeias, dá vontade de sentar na calçada e chorar.

Tempos imemoriais

A 27ª fase da Lava Jato tem o - mais uma vez - criativo nome de Operação Carbono 14. O tempo de meia vida do carbono 14 (14C) é de 5.730 anos. Isto significa que, se um organismo morreu há 5.730 anos, terá a metade do conteúdo de 14C. Então dá para calcular a idade de quase tudo. Talvez a corrupção e mecanismos viciados da política sejam imemoriais.
 

Plano Diretor

O projeto que altera as regras para a construção civil em 20 bairros de Porto Alegre tranca a pauta da Câmara Municipal e é o primeiro da pauta na sessão de hoje, às 14h. Desta vez, ninguém poderá dizer que os vereadores não estão debatendo um tema importante para a cidade. Matéria na página 23.

Lá e cá 2

Nota de sexta-feira da coluna sobre a diferença no hábito de donas de casa da cidade de Liencres, na Espanha, de deixar o botijão de gás para troca com dinheiro na rua, mereceu a seguinte mensagem da moradora de Liencres: "Y muy interesante por cierto. Aquí no se pringan ("não se sujam", em tradução livre) por una bombona de butano". Aqui sim, senhora. Se der sopa, roubam até unha encravada.

Tempos de lassidão

Loja do Centro Histórico. Meia dúzia de atendentes manuseando smartphones e nenhuma delas prestando atenção a um cliente em potencial - ou seria ex-cliente em potencial? - que adentrava a loja. Está cheio de exemplos assim. Talvez porque nunca o comércio faturou tanto, não é mesmo?

Por falar em smartphone...

...está mais que na hora de os empresários tentarem averiguar quanto tempo seus funcionários perdem com os celulares em assuntos que não sejam funcionais. Levariam um susto.

O retratodo Brasil

Leitor chama atenção para a grande quantidade de lojas de todos os segmentos que cerraram suas portas na avenida São Pedro. Ele trabalha com imóveis e está alarmado. "Metade da cidade está à venda, e a outra metade está para ser alugada", diz.

Um olhar...

A questão do impeachment, de certa forma, pode ser resumida em poucas palavras. Houve pedalada fiscal ou contabilidade criativa, o nome que se dê. Tanto que a defesa do governo, quase sempre, invoca que ex-presidentes fizeram o mesmo, o que nada mais é do que admissão de culpa. A questão é: está ou não previsto em lei que o fato pode gerar impeachment?

...e outro olhar

Por outro ângulo, há um problema nesta abordagem. O Direito não é uma ciência exata, então em cada cabeça (de magistrado), uma sentença, como diz o provérbio. Mal comparando, é como dois sábios futebolísticos analisando uma jogada polêmica. Viram o mesmo lance, do mesmo ângulo, sentados um ao lado do outro, mas têm convicções divergentes.

Finais

  • MADRE Assunta já é nome de rua na Restinga. A beata é cofundadora da Congregação mantenedora do Hospital Mãe de Deus.
  • GRAVEK, concessionária WV em Gravataí, completou ontem 60 anos de história.
  • MOGLIA Comunicação assume a assessoria do Instituto Sucessor (especializada em soluções de continuidade).

Miúdas

  • FRUKI decide amanhã qual o município que abrigará sua nova planta industrial. Há 70 interessados. Paverama?
  • AMEAÇA de invasão de terras feita por líder rural na presença de Dilma foi ameaça de improviso ou ameaça pensada?
  • SUSEPE recolheu mais de 9 mil celulares nos presídios em 2015. Imagina quantos NÃO foram descobertos.
  • PRESIDENTE Dilma ponteia a lista de líder mais decepcionante do mundo da revista Fortune.

Lotação máxima

A propósito da nota sobre a posse dos novos secretários do governo José Fortunati (PDT), alguns leitores mandaram comentários ácidos sobre o número de secretários e adjuntos na prefeitura de Porto Alegre, comparando-os com os 39 ministérios que tinha o governo Dilma Rousseff (PT). Quantidade não quer dizer qualidade, ponderam.