Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 30 de Março de 2016 às 23:16

Maioria dos novos secretários atua em chefias

Coronel Fraga é novo secretário de Segurança da prefeitura de Porto Alegre

Coronel Fraga é novo secretário de Segurança da prefeitura de Porto Alegre


PREFEITURA DE PORTO ALEGRE/DIVULGAÇÃO/JC
Guilherme Kolling
Onze novos secretários de Porto Alegre tomam posse hoje, às 10h30min, no Teatro Renascença. Outros nove secretários adjuntos também assumirão vagas na prefeitura.
Onze novos secretários de Porto Alegre tomam posse hoje, às 10h30min, no Teatro Renascença. Outros nove secretários adjuntos também assumirão vagas na prefeitura.
Os 20 quadros que deixam a administração municipal vão se candidatar a vereador nas eleições de 2 de outubro e, pela legislação, precisam deixar os cargos no Executivo seis meses antes da eleição para poder concorrer à Câmara Municipal.
O site da prefeitura confirmou a informação das mudanças no secretariado, antecipada ontem pelo Jornal do Comércio. As baixas no primeiro escalão estão distribuídas entre os partidos da base aliada. Dos que saem, três secretários municipais são do PMDB, dois do PDT, dois do PTB, dois do PP, um do PSD e um do PRB. As siglas mantiveram as pastas e fizeram indicações dos substitutos.
A maioria já ocupava cargos de chefia nas secretarias que vão assumir. Eram diretores de departamentos, secretários adjuntos ou comandavam o gabinete dos titulares que estão deixando os cargos.
Nove dos 11 novos integrantes do primeiro escalão do prefeito José Fortunati (PDT) têm esse perfil. As exceções são a Defesa Civil, que será assumida por Douglas Leite Gonçalves (PSD), que não atuava na pasta e a Secretaria Municipal de Administração, que será comandada pelo também advogado Paulo Guimarães (PTB).
Além de serem do mesmo partido dos secretários, ambos têm algum vínculo com os atuais titulares: Nelcir Tessaro (Defesa Civil) e Elói Guimarães (Administração). Gonçalves foi chefe de gabinete de Tessaro quando ele era vereador. Também atuou com Tessaro no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Paulo Guimarães é filho do secretário Elói Guimarães.
A Secretaria do Meio Ambiente (Smam) será comandada por Léo Bulling (PMDB), que era supervisor de Praças, Parques e Jardins.
O novo diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é Gustavo Fontana (PMDB), atualmente supervisor administrativo-financeiro do DMLU.
Sem filiação partidária, o engenheiro, professor universitário e funcionário de carreira da Secretaria do Planejamento Municipal José Luiz Fernandes Cogo é o novo secretário municipal de Urbanismo. Cogo já atuava como secretário adjunto.
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) passa ao comando de Rafael Fleck (PDT), supervisor da Smov. Fleck também foi chefe de gabinete do vereador Mauro Zacher (PDT), que deixa o posto de secretário de Obras hoje.
Angela Oetinger (PDT), gerente do Sine Municipal e presidente da comissão municipal de empregos, é a nova secretária municipal do Trabalho e Emprego.
Wilson Pastorini (sem filiação), que atuava como diretor administrativo na Secretaria de Direitos Humanos, é o novo titular da pasta.
Chefe de gabinete do secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Sinara Tozzi Missel (PP) assume o comando da secretaria.
Miguel Barreto (PP), coordenador jurídico do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) é o novo diretor do DEP.
E Coronel Fraga (PRB) é o novo secretário municipal de Segurança. Ele era da Ouvidoria da pasta.
pageitem_30_03_16_21_52_27_pg_20.jpg
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO