As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

O que eles t�m que eu n�o tenho, meu Deus???



Reinaldo Gabardo Reinaldo Gabardo
Engenheiro e consultor de empresas, reinaldo@ gabardo.com.br
Superdotados dos mais variados atributos, os 4 deuses do rock se entrelaçam em uma complexa combinação que desafia a inteligência dos estudiosos do empreendedorismo. Recentemente a banda inglesa tornou-se pauta das discussões nas minhas rodas de amigos com idades entre 50 e 60 anos. Comparar os nossos sucessos com os sucessos de outros parece ser assunto recorrente quando regado a um bom chope.
Michael Phillip Jagger, que se tornaria líder da banda Rolling Stones, nasceu em 26 de julho de 1943 em Dartford (Inglaterra), quando deu seus primeiros gritos. Jagger, a partir deste dia, acredita que se tornou cantor. Seu pai, Basil "Joe" Jagger, formado em Educação Física, insistia para que o filho se tornasse um atleta. A mãe, Eva Scotts, uma ex-cabeleireira australiana, vendia cosméticos, e adivinhem quem trazia até sua casa as colegas da Escola de Gramática de Dartford para testarem os produtos da mãe? Ele mesmo. Quando adolescente, se exercitava bastante e praticava muitos esportes a mando de seu pai, coisa que ele não gostava muito. Num dos habituais jogos de basquete, recebeu uma violenta cotovelada. Foi quando mordeu um pedaço da ponta da língua e acabou desistindo do esporte. Aos 15 anos,Mick Jagger participou da série de televisão "Seeing Sport", onde demonstrava como escalar uma rocha e montar uma barraca. Por metáfora, parece que Deus já sinalizava ao jovem que algo relacionado à língua seria sua salvação e escalar montanhas para ele seria mais fácil que para outros.
A banda Rolling Stones foi fundada em 1962 pelos amigos de infância, Mick Jagger e Keith Richards, atualmente com 72 anos de idade. Mais tarde Ron Wood (68) e Charlie Watts (74) se juntaram ao grupo e até hoje essa organização não cansa de provar ao mundo o sucesso de sua equação matemática: "a longevidade de uma banda de rock é inversamente proporcional ao quanto seus integrantes se comportam bem".
Os tempos foram passando e, segundo a biografia "Mick: The Wild Life and Mad Genius of Jagger", do jornalista Christopher Andersen, já ficaram a seus pés mais de 4 mil mulheres. O "frontman" dos Stones parecia ser viciado em sexo. Quando percebeu que estava "doente", procurou ajuda. Foi até uma terapeuta para se tratar, mas, no meio das sessões, adivinhem, acabou dando em cima da especialista que, claro, não resistiu às investidas do garanhão. Mick, com seu histórico de mulherengo, teve sete filhos de quatro relacionamentos diferentes, dentre eles, Lucas, com Luciana Gimenez.
Segundo especialistas, uma empresa de sucesso precisa ter um sócio "locomotiva" a ser freado por um "moderador". Watts certamente faz o papel de moderador. Com seu jeito misterioso, lembra muito Dr. Spock. A diferença é que Spock falava e não sorria. Watts sorri, mas parece não falar. A "locomotiva" Mick não anda sozinha. Keith e Wood vêm atrás assombrando o público principalmente com seus rostos e caretas, um quarteto impressionante que, por mera coincidência, nasceu no mesmo ano do Quarteto Fantástico de Marvel em 1962. Pensando bem, pode estar aí o segredo. Trevo de 4 folhas, Four de Ases; norte sul leste oeste da Rosa os Ventos; goleiro zaga meio campo ataque; areia mar céu sol. Pode parecer surreal, mas veja que 4 pode ser um número mágico.
A você jovem ou nem tão jovem, mas disposto a achar um poço de coragem pra sair da zona de conforto na busca do sucesso, além de apostar no número 4, sugiro observar os "insights" dos Rolling Stones (cujos significados são "andarilhos", "pessoas que não têm raízes e que mudam de vida, de lugar e de trabalho a cada momento" e não "pedras que rolam", como muitos pensam):
1) Conseguir construir uma barraca ou uma casa é bacana, mas aprender a escalar montanhas pode ser bem melhor;
2) Observe o que o seu pai diz, mas não leve à risca. No fundo parece que estamos desatualizados e fazemos grande esforço para não aceitar;
3) Cuidado com a persistência. Um tombo ou uma mordida na língua pode ser um sinal de Deus de que você deve mudar o caminho;
4) Se você tem o sonho de ter muitos filhos com muitas mulheres, pode ser que sejas bem normal. Vários bilionários que eu conheço têm, portanto Deus pode estar te iluminando;
5) Achar um cavalo encilhado é muito mais fácil que ganhar na Mega-Sena, portanto, toda a atenção ao seu redor pode ser pouca;
6) Por fim, The Rolling Stones, alheios a crises, a povos, a raças, a línguas, há tempos nos ensinam: quando você tem todo o tempo do mundo para olhar para você, não perca muito tempo olhando para os outros. Preste atenção a você todos os dias, mesmo que pareça algo distante. No fundo, é simples e próximo, eu diria até que é dentro.

Publicado em 28/03/2016.