L�deres solit�rios e pressionados: como o coaching executivo pode ser um aliado

Diante de tantas press�es, muitos est�o buscando ferramentas que os auxiliem nesses desafios

Atualizado em 24/03/2016 08:44

Alcançar resultados extraordinários todos os dias. Este é o desafio presente na vida de todos os grandes executivos. O cenário mudou tanto nas últimas décadas - com mercados hipercompetitivos, capital aberto, consumidores mais exigentes e pressão da opinião pública - que as expectativas em relação às lideranças das empresas são mais desafiadoras do que nunca. Cabe a esses profissionais ajudar a restabelecer a confiança nas empresas, obter a lealdade dos consumidores, motivar as equipes e atingir altos índices de performance. Diante de tantas pressões, muitos estão buscando ferramentas que os auxiliem nesses desafios.
De acordo com um estudo realizado com mais de 200 CEOs e diretores em 2013 pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, 2/3 dos presidentes entrevistados não recebem nenhum tipo de coaching. Mas 100% deles afirmam que gostariam de participar de um programa de coaching executivo. Em uma entrevista para a revista americana Fortune, o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que o melhor conselho que recebeu na sua vida profissional foi: "tenha um coach". Segundo ele, é importante ter alguém que te incentive a ser melhor; que olhe para algo com outra perspectiva e te ajude a encontrar a melhor forma de solucionar a questão. Jack Welch, ex-presidente da General Electric e um dos líderes mais admirados do mundo, teve, durante muitos anos, um outro executivo igualmente admirado como seu coach: Ram Charan. Outro exemplo amplamente conhecido é o de Michael Dell, presidente e fundador da Dell Computadores, que, com a ajuda de um processo de coaching, trabalhou algumas habilidades relacionais e trouxe resultados notáveis para a empresa. Na prática, a pergunta que todo líder deveria se fazer é: em que pontos preciso me desenvolver? E, com base nessa autoavaliação, procurar ferramentas acessíveis de desenvolvimento.
Essa vertente do trabalho de coaching voltado ao desenvolvimento de lideranças tem sido cada vez mais procurada. Isso ocorre tanto pelas organizações, que estão buscando executivos capazes de atingir resultados mais expressivos, que conseguem motivar e inspirar equipes explorando ao máximo as capacidades dos seus times; como pelos próprios profissionais, que nunca se sentiram tão pressionados como agora e, por isso, muitas vezes estão insatisfeitos com sua carreira e escolhas. Mas também por executivos inspirados, que acreditam que o desenvolvimento contínuo e constante é uma das chaves para a autorrealização. Por meio de ferramentas técnicas e de avaliações, são mensuradas as competências necessárias para o alcance de um desempenho superior e, a partir daí, traçado um plano de ação objetivo, que direciona e auxilia na construção dos resultados esperados.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Alessandra Vieira Fonseca, coach e consultora Organizacional Foto: Arquivo Pessoal/Divulga��o/JC

Alessandra Vieira Fonseca

coach e consultora organizacional
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais