Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Março de 2016 às 22:30

A aniversariante


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Parabéns pra você, Porto Alegre, mas é preciso dizer, minha querida, você inchou, tem gente e problemas demais. Não tem como voltar ao glamour do passado com 1,4 milhão de habitantes. Nem cirurgia plástica adiantaria. Uma cidade é administrável até um máximo 600/700 mil habitantes, você sabe. Olhe-se no espelho. Mal saíram os feios tapumes fincados há anos no entorno do Chalé e lá vieram os camelôs. Onde ficou seu capricho?
Parabéns pra você, Porto Alegre, mas é preciso dizer, minha querida, você inchou, tem gente e problemas demais. Não tem como voltar ao glamour do passado com 1,4 milhão de habitantes. Nem cirurgia plástica adiantaria. Uma cidade é administrável até um máximo 600/700 mil habitantes, você sabe. Olhe-se no espelho. Mal saíram os feios tapumes fincados há anos no entorno do Chalé e lá vieram os camelôs. Onde ficou seu capricho?

Dia do Fico

Vá lá que ministros tenham desobedecido à orientação partidária de colocar os cargos à disposição, mas poderiam pelo menos tornar menos patética a explicação para o Dia do Fico. Não é de hoje esse agarramento ao poder. Faz parte dos estatutos da República do Osso: quanto maior, melhor.

Leite gaúcho

Apresentar a qualidade do Leite Gaúcho, seus benefícios para a saúde e cuidados que se têm com a produção, desde o campo até o consumidor, são os objetivos da campanha publicitária "A gente faz bem para o leite", do Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

Sob controle

É crença generalizada que os casos de tuberculose voltaram a aumentar. Não é o que aponta o Ministério da Saúde. A incidência da tuberculose caiu 20,2% no Brasil em uma década (38,7 casos para 100 mil habitantes para 30,9 casos/100 mil habitantes). Igualmente, a redução dos casos novos caiu 12,5%.

Chamem o Tintim

Incríveis as revelações que vão surgindo sobre o mole que o governo belga deu aos terroristas mesmo sabendo que eles podiam agir. Até um e-mail dos turcos os avisou há um mês. No jargão futebolístico, os belgas perderam para eles mesmos. Azar dos que morreram.

Efeito contrário

No afã de mostrar que tem autoridade, a presidente Dilma Rousseff (PT) comete alguns erros primários, como foi o caso da entrevista com jornalistas estrangeiros. Repetir que não vai renunciar e depois enfatizar que "não é fraca" causa efeito contrário em quem a ouve. Quem é forte não precisa expor isso em vitrine.

No escurinho do cinema

Em tese, os amassos no escurinho que o PMDB de Michel Temer e o PSDB estão fazendo pode passar pela retirada da ação tucana no TSE e, consequentemente, aguardar o desfecho do impeachment no Congresso para Temer assumir a presidência. Poder, pode, diz o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, dependendo do entendimento do TSE face às circunstâncias.

Gorjeta suspeita

Um garçom do Mercado Público está preocupado com a Lava Jato. Como, em anos anteriores, ele atendia a executivos de empreiteiras, ele fica se perguntando se as polpudas gorjetas que recebeu possam ter origem em propinas de obras públicas.

Equilíbriodas contas

O ex-secretário estadual do Planejamento João Carlos Brum Torres (PMDB) acredita que, se o País não estivesse atravessando uma recessão, o governo do Estado poderia equilibrar as contas com o aumento do ICMS e a renegociação da dívida. Pelo menos, pagaria os salários em dia. Isso no plano local. A avaliação de Brum Torres sobre o cenário nacional está na entrevista das páginas 22 e 23.
 

Quando o desastre chega...

O que pode acontecer se o país permanecer neste redemoinho político-econômico? Uma velha história talvez dê a resposta. Em exame oral para guarda-trilhos de uma ferrovia, o examinador coloca a seguinte realidade para o candidato: dois trens trafegam em rota de colisão a 100 Km/h cada. O que fazer? "Virava a chave", respondeu. "A chave quebrou", redarguiu o examinador. "Pegava um galho", atalhou. "Estás no deserto, não tem árvore, nem madeira, nada."
 

...a solução é caseira

O candidato: "Aceno com a lanterna". "Estás sem pilhas". "Boto fogo na minha camisa." "Você não tem isqueiro." Desolado, o aluno deu a cartada final. "Vou chamar minha mulher." Ante o olhar interrogativo do outro, ele completou: "Vou lá e a trago dizendo que ela vai ver o maior acidente de trens da história".
 

Miúdas

  • VENDAS de ovos de Páscoa caíram 14% nos supermercados, o que até parece pouco dadas as circunstâncias.
  • EM compensação, lojas de chocolates finos, como a Kopenhagen, desde sexta-feira, não tinham nem como remédio.
  • COMO sempre nos últimos feriadões, achar restaurantes abertos é loteria. Até tele-entrega michou.
  • PEDALAR, como faz a presidente Dilma, faz bem à saúde. Já pedaladas fiscais fazem mal para a saúde política.