Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

A voz do Pastor

- Publicada em 09 de Março de 2016 às 23:26

Quaresma: tempo favorável!

Durante a Quaresma somos convidados a refletir sobre o essencial de nossa vida cristã, ou seja, o seguimento de Jesus Cristo no mundo de hoje. Essa reflexão deve gerar novas atitudes, novos gestos e novas decisões que levem àquilo que Jesus Cristo veio trazer: vida em abundância para todos.
Durante a Quaresma somos convidados a refletir sobre o essencial de nossa vida cristã, ou seja, o seguimento de Jesus Cristo no mundo de hoje. Essa reflexão deve gerar novas atitudes, novos gestos e novas decisões que levem àquilo que Jesus Cristo veio trazer: vida em abundância para todos.
A Quaresma é tempo favorável à conversão. A conversão sincera do coração transforma a vida do seguidor de Jesus. Isso requer um itinerário espiritual que o discípulo acolhe, em vista da Páscoa. Por ser um caminho espiritual, marca a vida cotidiana do seguidor de Jesus pelas práticas quaresmais do jejum, da oração e da esmola. Elas são exercícios de mortificação. Mortificação não inspirada pelo desprezo por nossa humanidade, mas pelo querer reencontrar o que é essencial. Tais práticas nos conduzem ao estabelecimento de relações distintas conosco mesmos, com Deus e com os demais seres e elementos da natureza.
A Quaresma também nos recorda o compromisso que temos com a sociedade, pois somos sujeitos sociais que se relacionam, interagem e contribuem com a promoção e o desenvolvimento do bem comum. Por isso, "a penitência quaresmal deve ser também externa e social, não só interna e individual". Desse modo, "estimule-se a prática da penitência, adaptada ao nosso tempo, às possibilidades das diversas regiões e à condição de cada um dos fiéis". Estas indicações para a Quaresma também orientam, no Brasil, a realização da Campanha da Fraternidade como um modo de expressar preocupação com distintas situações carentes da "Alegria do Evangelho".
A cada ano, a Campanha da Fraternidade aborda um tema com forte incidência sobre a vida social, evidenciando assim situações que causam sofrimento e morte no seio da sociedade brasileira, nem sempre percebidas por todos ou suficientemente reconhecidas e assumidas pela sociedade.
Através da Campanha da Fraternidade, a Igreja leva adiante sua missão de evangelizar pelo anúncio de Jesus Cristo, mas também manifesta à sociedade sua dedicação em servir aos necessitados, àqueles que sentem em si as dores e os males provocados por uma sociedade por vezes marcada por contradições e injustiças, impedindo a vida plena para todos.
O ser humano é um ser integral. A Campanha da Fraternidade quer ser uma oportunidade de reflexão e oração, de compreensão e compromisso em torno de temas densos e, por vezes, também tensos, os quais dizem respeito à vida em comum, iluminada pela fé cristã.
Neste ano de 2016, a Campanha da Fraternidade nos convida a dirigir a atenção para a urgente questão do saneamento básico. O objetivo desta Campanha da Fraternidade é "assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro na nossa Casa Comum".
Entre os vários elementos que compõem o saneamento básico estão: abastecimento de água potável; esgoto sanitário; limpeza urbana; manejo de resíduos sólidos; controle de meios transmissores de doenças; e drenagem de águas pluviais. Para que todas as pessoas possam ter melhores condições de vida, faz-se necessário cuidar destes elementos, o que implica a execução de um conjunto de medidas necessárias.
A Campanha da Fraternidade de 2016 deseja colaborar para a formação de uma consciência social, política e ecológica comprometida com a preservação do meio ambiente, em favor das gerações futuras. O cuidado com o meio ambiente, nossa Casa Comum, é uma urgência de nossa geração. Para que se alcance esse objetivo, é necessária conversão tanto pessoal quanto das instituições da sociedade.
Converter-se e crer no Evangelho; eis a tarefa primordial deste tempo da Quaresma. A conversão pessoal implica engajamento também nas causas sociais, tendo como critério para as necessárias mudanças o Evangelho do Crucificado-Ressuscitado.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO