Porto Alegre, segunda-feira, 14 de mar�o de 2016. Atualizado �s 19h27.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
25°C
31�C
20�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6500 3,6520 1,72%
Turismo/SP 3,5500 3,7700 0,52%
Paralelo/SP 3,5500 3,7700 0,52%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Teatro Not�cia da edi��o impressa de 15/03/2016. Alterada em 14/03 �s 19h06min

Grupo promove o primeiro festival de teatro de rua em Caxias do Sul

DIEGO ZANATTA /DIVULGA��O/JC
1. Faixa de gra�a, trabalho da companhia Ritornelo, integra festival em Caxias do Sul

J�lia Molina

Imagine um evento que convida toda uma cidade para participar, gratuitamente, de apresentações de teatro ao ar livre. Pensando na transformação social da sociedade, e com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o Grupo Ueba Produtos Notáveis promove, a partir de hoje, o Festear - primeiro festival de teatro de rua em Caxias do Sul, com a parceria da Fecomércio-RS e financiamento da prefeitura de Caxias do Sul.
Serão 11 espetáculos, de artistas de diversas partes do Estado, como Santa Maria, Passo Fundo, Canoas, Garibaldi e Porto Alegre, além de um espetáculo vindo de Brasília. A grade privilegia a diversidade de linguagens, o mérito artístico e a viabilidade financeira, tendo todos os espetáculos, em comum, a classificação livre. Entre as histórias lúdicas estão a Revolução Farroupilha, releituras de clássicos, como Moby Dick, e obras de William Shakespeare, como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth e Rei Lear. Contos com malabarismo e palhaços também fazem parte.
Com o slogan O teatro vai colorir a cidade, a intenção do Festear é levar cultura para a rua. "Pouca gente frequenta espaços culturais para assistir a peças específicas. Com o projeto, conseguimos aproximar mais pessoas da arte sem que elas gastem", afirma a produtora, Aline Zilli.
De acordo com ela, o diferencial é que quem estiver passando pelas ruas, indo ou voltando do trabalho, poderá apreciar os enredos, mesmo se for por pouco tempo. O festival funciona como um marco de acessibilidade na cultura, com produções artísticas, e uma forma de resgatar o lazer ao ar livre.
Outro diferencial do festival é que os espectadores podem virar sujeitos ativos na hora das atrações. "Não é para ter a formalidade de palco e as pessoas apenas assistindo. Todos estão juntos no mesmo barco", brinca Aline. Os voluntários convidados podem interpretar personagens, de acordo com cada situação.
Além do teatro, haverá uma programação paralela. Nesta sexta-feira, às 20h, estará disponível, no Moinho da Cascata (Luíz Covolan, 2.820), a exposição Teatro de papel, de Rudinei Morales; e a exibição do documentário Nas margens do riso: Quilombos de alegria e luta, com um bate-papo junto ao Grupo La Perseguida. No sábado, 19, às 20h, ocorrerá o pré-lançamento do livro Longa jornada de teatro de rua Brasil afora, do escritor Márcio Silveira, uma mostra de vídeo e fotografia de Um mundo makinoso, com o Grupo De pernas pro ar, e um bate-papo com o Grupo Manjericão.
As atividades vão até domingo e ocorrem na praça Dante Alighieri (rua Sinimbú, s/nº), no parque Getúlio Vargas/Macaquinhos (rua Dom José Barea, s/nº) e no Moinho da Cascata (rua Luíz Covolan, s/nº). Os horários variam entre 10h30min e 20h. Em caso de chuva, a programação sofrerá alterações. Informações pelo site http://www.festear.com.br/.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Cerim�nia premia vencedores do A�orianos de Teatro Theatro S�o Pedro baixa pontua��o mas segue como marca dominante Terreira da Tribo espera h� oito anos pela casa pr�pria Teatro Novo: de pai para filha

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo