Porto Alegre, quarta-feira, 09 de mar�o de 2016. Atualizado �s 12h44.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
22°C
26�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6880 3,6900 1,33%
Turismo/SP 3,6900 3,9100 0%
Paralelo/SP 3,6900 3,9100 0%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

literatura Not�cia da edi��o impressa de 09/03/2016. Alterada em 09/03 �s 12h44min

Jo�o Sim�es Lopes Neto, �cone da literatura

INSTITUTO JO�O SIM�ES LOPES NETO/DIVULGA��O/JC
Sim�es Lopes Neto � tema de s�rie de encontros

Ricardo Gruner

A vida e a obra de um escritor em 10 encontros: essa é a proposta da série de atividades João Simões Lopes Neto: ontem, hoje e sempre - Biênio Simoniano 2015/2016. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a mostra faz referência aos 150 anos de nascimento (9 de março de 1865) e aos 100 anos de morte (14 de junho de 1916) do autor pelotense. Justamente entre hoje e 14 de junho, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural recebem uma programação que inclui artes visuais, cinema, teatro e mesas-redondas. A programação é aberta ao público.
A série de atividades tem abertura oficial a partir das 18h30min desta quarta-feira. A cerimônia acontece no auditório do Memorial, com apresentação musical do espetáculo Zaoris, baseado em lendas e contos de Simões, e também com a inauguração da exposição Tempos e lugares de João Simões Lopes Neto. A mostra inclui peças do acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Instituto Simões Lopes Neto, do grupo Aflecha e da artista Laura Castilhos.
De acordo com Débora Mutter, coordenadora do evento, o escritor não é tão lido quanto conhecido. "Há conhecimento um pouco superficial e equivocado a respeito dele", afirma, ressaltando o caráter interdisciplinar do cronograma. "Por isso a ideia é apresentar diferentes olhares sobre ele... Várias manifestações artísticas se voltam naturalmente para Simões."
A agenda contempla exibição dos curtas-metragens que Henrique de Freitas Lima dirigiu a partir do clássico Contos gauchescos, e sessão do documentário Blau Nunes, o vaqueano, do realizador André Costantin. As apresentações acontecem no Cine Santander Cultural. Para os debates que ocorrem após as exibições e as mesas-redondas com pesquisadores, a lista de convidados inclui nomes como Aldyr Schlee, João Cláudio Arendt, Luís Augusto Fischer e Luiz Antonio de Assis Brasil. "O projeto tem como objetivo discutir questões como identidade, universalidade, o homem e a literatura e o homem no seu tempo", cita Débora.
No material selecionado para a exposição, há também uma seleção de documentos, com manuscritos do Simões e uma contextualização de sua obra. Conforme a organizadora, a escolha das peças visa ligar acontecimentos gerais da época à trajetória do pelotense - como a Guerra do Paraguai ou a Revolução Federalista. "Tem ainda a questão do contrabando, que ele explorou em conto", exemplifica ela.
Já o teatro é atração com Historietas, peça com direção-geral de Rodrigo Marquez livremente inspirada na obra do escritor gaúcho. O narrador é um velho capataz que, tal como um Blau Nunes, conta ao público lembranças sobre dois irmãos. Em férias, a dupla vai visitar a Estância da sua família. A montagem pode ser vista no dia 14 de junho, no Memorial, às 10h e às 14h30min.
Escolas poderão agendar visitas guiadas à exposição e ida à Historietas pelos telefones (51) 3224-7159 ou (51) 3227-0882. A ação, segundo Débora Mutter, visa a firmar o trabalho de Simões Lopes Neto no imaginário popular.

Programa��o


9 de março
  • 18h30min - Memorial: músicas do espetáculo Zaoris, baseadas em lendas e contos de Simões, e inauguração da exposição Tempos e lugares de João Simões Lopes Neto
10 de março
  • 18h30min - Memorial: Regionalidade e universalidade em Simões Lopes Neto
16 de março
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem Jogo do osso
30 de março
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada de curta-metragem No manantial
13 de abril
  • 18h - Santander Cultural: sessão comentada do documentário Blau Nunes, o vaqueano
11 de maio
  • 18h30min - Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem O contrabandista
25 de maio
  • 18h30min: Santander Cultural: sessão comentada do curta-metragem Os cabelos da china
7 de junho
  • 18h30min - Memorial: palestra sobre visualidades poéticas a partir dos textos de Simões Lopes Neto
10 de junho
  • 18h30min - Memorial: mesa-redonda identidade e atualidade em Simões Lopes Neto
14 de junho
  • 10h e 14h30min - Memorial: apresentação da peça infantojuvenil Historietas, livremente inspirada na obra do escritor
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Pr�mio Nobel de Literatura
Svetlana, que tamb�m � jornalista, tem 67 anos e � a 14� mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a cria��o, em 1901
Clube de livros entrega uma obra por m�s com surpresas Salman Rushdie condena repress�o do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo