Porto Alegre, ter�a-feira, 29 de mar�o de 2016. Atualizado �s 17h19.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
27°C
29�C
18�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6370 3,6390 0,33%
Turismo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
Paralelo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

cinema Not�cia da edi��o impressa de 10/03/2016. Alterada em 09/03 �s 19h08min

Em Boa noite, mam�e, g�meos estranham mulher que volta ap�s cirurgia pl�stica

PLAYARTE/DIVULGA��O/JC
Boa noite, mam�e � um suspense psicol�gico com �timo enredo

Cristiano Vieira

Pode uma cirurgia plástica transformar, além do rosto, a personalidade de uma pessoa? É este questionamento que intriga os gêmeos Lukas e Elias no longa austríaco de suspense Boa noite, mamãe. Dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz, o filme foi o indicado pelo país para concorrer ao Oscar de produção estrangeira neste ano.
O enredo é simples. Numa casa isolada na zona rural, entre bosques e o campo, residem dois irmãos gêmeos, de 10 anos, que estão esperando por sua mãe. Quando ela volta, com o rosto cheio de curativos e coberto por ataduras, após uma cirurgia plástica, nada é como era antes.
Distante e misteriosa, ela se fecha no seu próprio mundo e não interage mais com os filhos ou com o mundo exterior. Sem a presença do pai (que o longa não chega a esclarecer onde está) e sem vizinhos, os garotos começam a duvidar se aquela mulher é, realmente, sua mãe.
Para o espectador, o estranhamento dos gêmeos com a mãe que retorna soa natural - a mulher é ríspida com ambos, tranca-os no quarto e os impede de brincar sem razão aparente. O desenrolar das cenas, entretanto, dá pistas de que Boa noite, mamãe vai além do suspense psicológico e esconde segredos da estrutura familiar referentes ao passado.
A edição e a fotografia ajudam a equilibrar o clima tenso do longa austríaco. Longos takes no milharal que permeia a propriedade, a visão que se tem da casa para a floresta que não parece nada amigável, tudo contribui para ampliar a sensação de que os meninos estão em apuros. A atmosfera de isolamento passa a ideia de perigo, algo que cria identificação imediata com o enredo.
Contudo, como já visto antes em outros filmes, há surpresas no enredo, principalmente nos minutos finais. Fica claro que - por mais chavão que pareça a expressão - "nada é que o parece ser" em Boa noite, mamãe.
As boas atuações dos gêmeos valem o ingresso, assim como da mãe - vivida pela atriz Susane Wuest (de Antares, filme austríaco de 2005 que chamou a atenção da crítica internacional e participou de 30 festivais de cinema).
O incômodo gerado pelo filme é explicado no previsível e rápido desfecho - nem um pouco criativo e que deixa o espectador com um sentimento de déjà vu.


COMENT�RIOS
Thais Ferreira - 29/03/2016 16h02min
Que hist�ria interessante, ser� mesmo que uma cirurgia pl�stica pode mudar a personalidade de uma pessoa? S� assistindo o longa para saber. Bom, eu fiz a mentoplastia, cirurgia pl�stica para corre��o do tamanho do queixo, e n�o mudei a minha personalidade, apenas o formato do meu queixo mesmo! rs Tirando a brincadeira, gostei muito do trabalho feito pelos m�dicos da cl�nica Master Health.

DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Museu do Festival de Cinema deve ser inaugurado em agosto Spotlight leva Oscar de melhor filme e DiCaprio finalmente conquista estatueta Bafta 2016, o "Oscar brit�nico", anuncia vencedores Gravata� ter� cinema a partir de mar�o

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo