COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

FOTOGRAFIA Not�cia da edi��o impressa de 07/03/2016. Alterada em 04/03 �s 18h38min

A linguagem das lentes de Eurico Salis

EURICO SALLES/DIVULGA��O/JC
Fot�grafo ga�cho Eurico Salis em campo no parque Yosemite

Caroline da Silva

A beleza natural das paisagens californianas torna-se uma das atrações da agenda cultural de Porto Alegre a partir de amanhã. O reconhecido e premiado fotógrafo Eurico Salis inaugura, às 19h30min, a exposição Califórnia, nas Salas Negras do Margs (Praça da Alfândega, s/nº).
A visitação começa nesta terça-feira e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h, com entrada franca. A mostra fica aberta ao público até 3 de abril e reúne 26 imagens cuidadosamente ampliadas em fine art no tamanho 80x55cm. O material foi produzido quando o autor morou pela segunda vez na Califórnia, entre 2013 e 2014, inspirado em Ansel Adams.
Em 2002, quando Salis residiu pela primeira vez em Santa Cruz (Baía de Monterey), cidade vizinha de Carmel e Monterey, visitou museus e viu ampliações fotográficas feitas de próprio pulso por Ansel. "Ele sempre foi uma fonte de inspiração, desde quando comecei a fotografar, nos anos 1970. Está, sem dúvida, entre os 10 fotógrafos mais importantes do século XX", conta o artista.
Há três anos, quando retornou aos Estados Unidos, Salis decidiu fazer uma expedição solitária pelos caminhos do mestre nas trilhas do santuário Yosemite National Park, Lago Tahoe e da região costeira Big Sur, entre outros lugares. No Margs, estarão algumas das imagens que o gaúcho fez em cor, mas dessaturadas: "Com o espírito monocromático, quase P&Bs, quase Ansel Adams".
As viagens para Santa Cruz se deram quando a esposa do fotógrafo, professora de Linguística na Ufrgs, foi fazer doutorado e pós-doutorado na Universidade da Califórnia. Salis conta que se sente em casa lá, pois fizeram uma rede de amigos e é uma cidade com muitas manifestações artísticas. "É marcada pelo movimento hippie e pelo surfe. Onde tem um museu do Greateful Dead, onde morou Neil Young, onde a ativista negra Angela Davis, líder dos Panteras Negras (1970), vive e dá aulas na universidade. Enfim, uma cidade no Vale do Silício marcante e com paisagens envolventes. Voltarei para lá um dia", afirma.
Ansel Adams é considerado um dos maiores fotógrafos de paisagem do mundo. "Consagrou a técnica chamada Zone System, que ele mesmo desenvolveu. Publicou vários livros e ainda é uma referência para fine art, fotografia de autor, arte de expressão através das lentes e do olhar." Apreciador de seu trabalho, Eurico Salis reconhece que o norte-americano influenciou seu modo de fotografar desde cedo: "Morei na mesma área em que ele morou, visitei o The Ansel Adams Museum. Ele foi um verdadeiro fotógrafo e abriu caminhos, deu lugar à arte sem jamais ceder os valores que o norteavam; a fotografia antes do marketing. Esses lugares foram consagrados pela genialidade, por uma época em que mais valia a força da expressão de uma imagem impressa do que o perfil do autor".
Sobre seu próprio legado, o gaúcho diz ter uma obra em construção que se renova, buscando força no encontro entre técnica fotográfica e expressão autoral. "Procuro desenvolver minha linguagem pessoal, sem me impor limitações estilísticas. Por isso, não tenho um estilo, e não busco ter estilo, mas ter uma linguagem que me permita chegar às pessoas", diz o fotógrafo de 56 anos, nascido em Bagé.
A primeira mostra individual de Salis, Psicografias, foi justamente no Margs, em 1983. Atualmente, tem colaborado em vários projetos editoriais e também lançou suas próprias publicações. Entre as mais recentes, estão Rio Grande do Sul - O solo e o homem (2013) e Bagé - Identidade e memória, em desenvolvimento. No ano passado, participou da Expo Milão, na Itália, e as imagens integraram o livro A força da terra.
"Faço uma fotografia que não busca a beleza gratuita, o truque visual. Tento fugir desta armadilha. Estas fotografias, no Margs, têm uma característica que é o padrão de cor e tonalidades que encontrei para este trabalho", destaca. Visitas mediadas na mostra Califórnia podem ser agendadas com o Núcleo Educativo do museu, via e-mail [email protected].
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo