Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 14 de Fevereiro de 2016 às 18:08

Pela CPMF e Previdência, Dilma fará apelo a líderes

 ESA785 - Brasília, Distrito Federal, BRAZIL : General view of the plenary of the National Congress in Brasilia, on December 2, 2015. AFP PHOTO/EVARISTO SA      Brasília - Renan Calheiros preside sessão do Congresso Nacional destinada a analisar e votar projetos orçamentários. Entre os projetos o PLN 5 15, que ajusta a meta fiscal do governo (Valter Campanato Agência Brasil)

ESA785 - Brasília, Distrito Federal, BRAZIL : General view of the plenary of the National Congress in Brasilia, on December 2, 2015. AFP PHOTO/EVARISTO SA Brasília - Renan Calheiros preside sessão do Congresso Nacional destinada a analisar e votar projetos orçamentários. Entre os projetos o PLN 5 15, que ajusta a meta fiscal do governo (Valter Campanato Agência Brasil)


EVARISTO SA/AFP/JC
Na tentativa de destravar, no Congresso Nacional, medidas do ajuste fiscal, a presidente Dilma Rousseff (PT) pedirá a senadores e deputados federais que acelerem a tramitação de iniciativas de interesse do governo federal.
Na tentativa de destravar, no Congresso Nacional, medidas do ajuste fiscal, a presidente Dilma Rousseff (PT) pedirá a senadores e deputados federais que acelerem a tramitação de iniciativas de interesse do governo federal.
Com a pauta legislativa emperrada desde o ano passado, a petista decidiu fazer um esforço pessoal e se reunirá, nesta semana, no Palácio do Planalto, com os líderes da base aliada.
Nos encontros, segundo auxiliares e aliados, ela pretende fazer um apelo pela aprovação no primeiro semestre de medidas como a prorrogação da DRU (Desvinculação de Receitas da União) e o retorno da CPMF, que encontra resistências até mesmo em partidos que apoiam o governo federal.
Ela também quer fazer uma defesa enfática da reforma previdenciária, que deve ser enviada até junho ao Congresso Nacional e não tem respaldo nem mesmo no PT, partido da presidente. Pela mudança, ela escalou ministros e assessores para negociar com parlamentares petistas e com centrais sindicais.
Em discurso na primeira reunião do Conselhão, no final do mês passado, a presidente fez questão de ressaltar que tanto a prorrogação da DRU como a recriação da CPMF são medidas essenciais para conquistar "a estabilidade e o equilíbrio fiscal de médio e longo prazos".
A reunião com os líderes do Senado será promovida hoje e, na terça-feira, será a vez da base aliada na Câmara dos Deputados.
Na semana passada, a pedido da presidente, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, reuniu-se com deputados federais para explicar as medidas que serão enviadas ao Congresso Nacional pelo Palácio do Planalto no primeiro semestre.
No encontro, o ministro disse que, até o final de março, encaminhará projeto de lei com alteração na base de cálculo do PIS/Cofins. Ele ressaltou, no entanto, que o texto final ainda não foi fechado pela equipe econômica.
Na segunda-feira da próxima semana, a presidente também convocou sua equipe ministerial para a primeira reunião de coordenação política do ano. O objetivo do encontro é discutir e definir as prioridades do governo federal para o primeiro semestre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO