Santa-cruzenses começaram oferecendo receitas alemãs para os colegas, e hoje tocam o Cuca Haus

Casa vende cerca de 800 hambúrgueres de cuca por mês


Santa-cruzenses começaram oferecendo receitas alemãs para os colegas, e hoje tocam o Cuca Haus

Especializado em cucas e linguiças, o Cuca Haus, em Porto Alegre, chama atenção por itens curiosos em seu cardápio: hambúrgueres de cuca. A ideia foi lançada por Luana Castro, 28 anos, e Raquel Wegner, 27, ambas de Santa Cruz do Sul.
Especializado em cucas e linguiças, o Cuca Haus, em Porto Alegre, chama atenção por itens curiosos em seu cardápio: hambúrgueres de cuca. A ideia foi lançada por Luana Castro, 28 anos, e Raquel Wegner, 27, ambas de Santa Cruz do Sul.
"Pensamos em fazer um hambúrguer, mas tinha que ter a ver com o bar. Aí, veio a ideia do pão de cuca", lembra Raquel.
As amigas se conheceram em Porto Alegre quando procuravam alguém para dividir apartamento. Na Capital, ambas sentiam falta de "uma boa cuca". Resolveram, então, colocar - literalmente - a mão na massa, a partir das tradições da cidade natal.
"Pegamos as receitas das nossas famílias e adaptamos o recheio, pois as tradicionais são apenas com frutas. Inventamos e deu certo", conta Raquel, que trabalhava em um banco, enquanto Luana estudava biologia.
As vendas, que começaram com os colegas da faculdade e do trabalho, foram crescendo - alcançando 30 encomendas por semana. Após um ano tocando o negócio de maneira informal, enxergaram a necessidade de se mudar para um local onde pudessem investir em materiais e ampliar a produção (que até então era feita no próprio apartamento).
Inauguraram, assim, o Cuca Haus, em 2012 - em um imóvel onde, inclusive, residiram no início da empresa. Por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014, venceram o Poa Burger Fest como melhor hambúrguer da Capital.
O empreendimento, que fica na rua São Luís, nº 1.101, no bairro Santana, atualmente chega a comercializar 70 unidades de cucas por dia, e dispõe de 22 opções de sabores. Além disso, são vendidos cerca de 800 hambúrgueres por mês.
"Tudo é invenção nossa. Nós não temos curso de gastronomia, apenas gostamos de comer", complementa a empreendedora.
A produção artesanal é um dos motivos de o Cuca não aceitar nenhuma proposta de franquia. "Nós queremos preservar a forma de produção e a tradição", afirma.
Apesar dos números de produção e de movimento intenso, Raquel confessa que a dupla almeja mais conquistas. "Ainda não deu para ficar rica", brinca. "Nós reinvestimos muito, estamos sempre inovando no restaurante, reformando", revela.
O Cuca Haus funciona também como pub e abre de terça a sexta-feira, das 17h às 24h, e nos sábados, das 15h até a meia-noite.
 

(BOX SUPERIOR) À Sua Mercê, uma nova aventura

O novo investimento das mesmas sócias, batizado como À Sua Mercê, nasceu no final de 2015, e foi influenciado, novamente, pelo desejo de resgatar a culinária colonial com receitas tradicionais. “Todas as padarias usam pré-misturas... Nós usamos as receitas de família”, argumenta Raquel. Além da padaria artesanal, o foco da mercearia são produtos a granel.
A filosofia ecológica também é uma característica do empreendimento. O cliente que compra a granel é estimulado a levar seu próprio recipiente de casa ou comprar um vidrinho reutilizável. O copo de café é sustentável, pois é feito de material orgânico. Após o uso, ele pode ser jogado no jardim e será degradado após um mês, servindo de adubo. Mas também é estimulado que o consumidor leve a sua própria caneca. As sacolas plásticas são cobradas, caso o cliente queira. "Nós entregamos os produtos em saquinhos, não há necessidade de sacola, então cobramos para desestimular o consumo, mas as vezes o pessoal não entende", conta Luana. 
Além de mercearia e padaria, o local é um ponto de encontro, receptivo aos animais e incentivador aos ciclistas, pois disponibiliza bicicletário aos clientes.