O empreendedorismo e as franquias

Sistema de franquias traz vantagem competitiva por envolver marcas consolidadas, com processos desenhados e testados que embasam a padroniza��o

Atualizado em 03/03/2016 08:23

Ser um empreendedor e ingressar no mundo das franquias tem sido uma iniciativa cada vez mais adotada por quem quer ter o próprio negócio. Alguns dados exemplificam essa afirmação.
Segundo a Endeavor, aproximadamente 60% dos universitários brasileiros planejam abrir o próprio negócio. Na edição do ano passado da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, o público foi superior a 63 mil pessoas. Recorde.
Além disso, no atual cenário de desaquecimento da economia e queda do nível de emprego, muitos profissionais veem no franchising a oportunidade de manter sua renda, investindo na abertura de uma franquia.
Outro movimento importante que comprova o crescimento do empreendedorismo ligado às franquias está na expansão do franchising para o interior do Brasil. De acordo com a pesquisa de desempenho do setor em 2015, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) recentemente, a presença de operações de franquias nos municípios brasileiros subiu de 37% em 2014 para 40% no ano passado.
O sistema de franquias traz uma vantagem competitiva em função do modelo envolver marcas consolidadas, com processos desenhados e testados que embasam a padronização pelas melhores práticas. Além disso, franchising é relacionamento e transferência de know-how.
Portanto, se investe muito em treinamento e desenvolvimento de pessoas - não só do franqueado, mas de toda a equipe. E a gestão eficiente das pessoas, com políticas claras e muito treinamento, compõe um importante diferencial competitivo que chama atenção do cliente final e faz o resultado acontecer de fato.
A região Sul possui excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias, destacando-se em relação às outras regiões por registrar bons índices educacionais, sendo reconhecida como importante polo turístico, econômico e cultural do País.
Fato é que temos uma região propícia para que as mais diversas marcas expandam suas unidades de franquias, e temos no franchising brasileiro um setor econômico consistente e resiliente. Segundo a ABF, o sistema de franquias cresceu 8,3% em faturamento no ano passado, em relação a 2014. O que nos mostra que empreendedorismo e franquias têm tudo a ver.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Foto:

Fabiana Estrela

Diretora regional Sul da Associa��o Brasileira de Franchising (ABF)
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais