Sobre o Autor
 Gera��oE Marcel Boff, advogado da �rea empresarial da Scalzilli.fmv cr�dito Divulga��o Scalzilli.fmv  Foto: SCALZILLI.FMV/DIVULGA��O/JC

Marcel Boff

Advogado da �rea empresarial da Scalzilli.fmv

Sua empresa � sustent�vel?

Ao longo dos anos, muito se tem falado em sustentabilidade, mas poucos conseguem desvincular sustentabilidade do universo ambiental. Se partirmos para a etimologia da palavra sustentável, encontraremos como resposta: qualidade de sustentar.
Partindo desta premissa, não só a esfera ambiental deve ser observada para termos o direito de utilizar a expressão sustentabilidade. Sabemos que para uma empresa ser sustentável, ela não deve exclusivamente pensar em políticas ambientais. No entanto, é por meio delas que passamos a pensar em uma sustentabilidade empresarial.
Num primeiro momento, para levantar a bandeira de ser uma empresa que pensa verde, muitos de seus gestores determinam atividades de gestão ambiental, que passa por alguns aspectos como o cuidado com o consumo de energia elétrica e equipamentos; descarte adequado de resíduos; controle com o consumo de água e sistemas de reutilização e obtenção de matéria prima reciclada.
Somente após uma primeira preocupação, focada ao lado ambiental, é que podemos usar a palavra sustentar para as demais atividades da empresa, podendo, dessa forma, utilizar o termo empresa sustentável.
Uma empresa sustentável, além da preocupação com o meio ambiente, ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, como leciona na Constituição Federal de 88 (uns dos marcos do direito ambiental brasileiro), deve considerar mais dois aspectos: a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade de pessoas. A primeira diz respeito a possibilidade de gerar recursos e manter estas riquezas de forma a não necessitar dequalquer auxílio. Já a segunda, , é ter uma equipe saudável, entrosada, que possua sinergia e que compartilhe dos mesmos sonhos de seus fundadores.
Em suma, uma empresa sustentável, passa obrigatoriamente por esses três pilares: ambiental, financeiro e pessoas. Somente esse conjunto de palavras podem vir a atribuir a qualidade da empresa em se considerar uma empresa sustentável, caso contrário, o que teremos é uma empresa que possui políticas de sustentabilidade socioambiental, mas que tem um caixa negativo e um grupo de pessoas desmotivado.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 3 )
  1. Andr�

    As empresas aqui na Alemanha por exemplo sao sustentaveis porque tem incentivo fiscal e apoio do governo. Para se criar sustentabilidade, tem que criar interesse economico por tras como um planejamento de negocio que tenha retorno de investimento.

  2. Andr�

    As empresas aqui na Alemanha por exemplo sao sustentaveis porque tem incentivo fiscal e apoio do governo. Para se criar sustentabilidade, tem que criar interesse economico por tras como um planejamento de negocio que tenga retorno de investimento.

  3. Gloria

    Lament�velmente, s�o poucas as pessoas e empresas que se preocupam com a sustentabilidade! Ser� por falta de vis�o? Desconhecimento? Ou simplesmente pq o tema n�o interessa?

Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio