Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Painel Econômico

- Publicada em 18 de Fevereiro de 2016 às 15:53

Indústria farmacêutica comemora e reclama

 ENTREVISTA COM  ANTONIO BRITTO ANTONIO

ENTREVISTA COM ANTONIO BRITTO ANTONIO


MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/JC
A indústria farmacêutica comemora uma vitória contra a burocracia o governo do Estado simplificou a concessão e renovação de licenças, mas lamenta que os governos federal e estaduais tenham adotado medidas que aumentam a carga tributária dos medicamentos para 34,2%. A desburocratização foi obtida pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Setor Produtivo, presidida pelo deputado estadual João Fischer (PP), garantindo a expedição de alvará sanitário em caráter provisório e a renovação de patentes de medicamentos.
A indústria farmacêutica comemora uma vitória contra a burocracia o governo do Estado simplificou a concessão e renovação de licenças, mas lamenta que os governos federal e estaduais tenham adotado medidas que aumentam a carga tributária dos medicamentos para 34,2%. A desburocratização foi obtida pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Setor Produtivo, presidida pelo deputado estadual João Fischer (PP), garantindo a expedição de alvará sanitário em caráter provisório e a renovação de patentes de medicamentos.

Indústria farmacêutica II

A queixa contra os impostos é do presidente da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o ex-governador do Rio Grande do Sul Antonio Britto. O ICMS, incidente sobre todos os medicamentos, foi reajustado em 12 estados, na média de 1,2%, elevando a carga tributária para 34,2%. Segundo Britto, outros custos dólar e energia estão aumentando e, ao mesmo tempo, diminuindo o mercado e tornando os remédios mais inacessíveis para quem precisa. "Com o envelhecimento da população, as doenças crônicas e complexas, como diabetes e câncer, estão se tornando mais frequentes. E isso aumenta o gasto com saúde", aponta Britto.
 

Neugebauer

Entre as novidades da gaúcha Neugebauer para esta Páscoa, está o bombom Amor Carioca ao leite em embalagem de 200g e com valor reduzido. O diretor comercial Sérgio Copetti prevê crescimento de 20% nas vendas, apesar da crise.
 

Restaurantes

Quem fizer reserva nos restaurantes Hamburgueria 1903, Al Nur, Dado Garden, Bistrô Variettá e Cervejaria Devassa, do Shopping Praia de Belas, pelo Facebook ou Instagram, receberá brindes na hora do atendimento. Até dia 28.
 

Mais frustração

A safra de camarões da Lagoa dos Patos 2015 será tão fraca quanto as de 2014 e de 2013. A redução do nível das águas da lagoa não foi suficiente para que a água do mar trouxesse as larvas de camarão do oceano. Também estão escassas a tainha e a corvina, para desespero de mais de 1.100 pescadores da Colônia Z-3, em Pelotas.
 

Multa

O ministério Público do Trabalho-RS informou ter obtido a condenação da Ciber Equipamentos Rodoviários Ltda., de Porto Alegre, por não cumprimento de termo de ajuste de conduta. A empresa foi condenada, na 26ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, a pagar multa de R$ 426.196,00.
 

Aeroportos

O consultor gaúcho Maurênio Stortti comemora que, dia 18, foi inaugurado o hotel com 153 apartamentos três estrelas da bandeira Linx e 39 da bandeira Prodigy, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Sua empresa, a MSH Gestão Hotelira, foi a responsável pelo plano de negócios para as redes hoteleiras. Stortti observa que, entre apartamentos construídos nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, já há 750 unidades, a partir da nova política de concessão da Infraero para hotelaria em aeroportos.
 

Efeito estufa

Pelo quarto ano consecutivo, a porto-alegrense Ecofinance Negócios, comandada pelo consultor Eduardo Baltar, desenvolverá o inventário de emissões de gases de efeito estufa do Grupo CPFL Energia, contemplando todas as empresas do grupo no Brasil. A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
 

Volta às aulas

A Rede de Convênios Gboex acertou com seus parceiros descontos que vão de 5% a 50% para associados com filhos em idade escolar. Entre as escolas disponíveis, estão o Colégio ACM Centro, em Porto Alegre, o Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas, as faculdades Aiec com diversos polos espalhados pelo Brasil, e cursos Fisk, CCAA, Yazigi e Monteiro Lobato. Informações em www.conveniosgboex.com.br. O Gboex em 2016 completa 103 anos.
 

Salário-mínimo impraticável

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletrônicas do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, também se manifestou contra o aumento de 9,612% do salário-mínimo regional proposto pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). Considerou lamentável a decisão, que desconsidera as ponderações dos setores produtivos. Disse que 5 mil indústrias de seu setor em 412 municípios serão fortemente atingidas. Em pesquisa recente do sindicato, 47% das empresas preveem queda de vendas em 2016, "e o reajuste de 9,6% é impraticável para a maioria delas".
 

Sal

Para contribuir com esta polêmica que se estabeleceu em torno da lei municipal de Porto Alegre que proíbe a colocação de saleiros nas mesas dos restaurantes a não ser que o cliente peça , uma informação sobre a campanha do governo federal para diminuição do sal na dieta dos brasileiros: através de um acordo do Ministério da Saúde com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o setor se comprometeu a retirar dos alimentos processados aproximadamente 28 mil toneladas de sódio (sal) até 2020. Até agora, já foram retiradas 7.652 toneladas. Cerca de 70 indústrias de alimentos já diminuíram em 10% o teor de sódio em 839 produtos. Mas o grande problema está, mesmo, nas cozinhas e nos saleiros: apenas 23,8% do sódio consumido pelos brasileiros estão nos alimentos processados, enquanto 76,2% são adicionados diretamente pelos consumidores.
 

O Dia

  • Central Hidrelétrica de Cazuza Ferreira (PCH) em São Francisco de Paula, será inaugurada nesta sexta-feira pela Certel, Coprel e Geopar. Está prevista a presença do governador José Ivo Sartori.
  • Lojas Benoit inaugurará, nesta sexta-feira, em Vale Real, sua 206ª loja, às 10h, na rua Emacipação, 143.
  • O Orquidário Ricsel promoverá, sábado, das 9h às 12h, o curso especial Cultivando Orquídeas no Verão. Fica no bairro Jardim Isabel, na zona Sul.