Porto Alegre, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016. Atualizado às 19h32.
Aniversário da Casa da Moeda do Brasil.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
34°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9820 3,9840 1,21%
Turismo/SP 3,7500 4,0900 1,48%
Paralelo/SP 3,7500 4,0900 1,48%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 11/02/2016

Artesãs por acaso

ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Luiz Guimarães, interino

Tudo começou com uma pequena doação de pallets para o neto de vó Olímpia brincar no quintal. Dias depois, vó Olímpia e a filha Keile perceberam que podiam aproveitar aquele pequeno tesouro de madeira para produzir artesanato. Criaram uma guirlanda quadrada e, depois, outros modelos com os pallets. A comunidade de Tuparendi, terra natal das duas artesãs iniciantes, as incentivou a continuar criando. Hoje, ambas fazem parte do Grupo de Belas Artes da cidade. Quem não gostou nada da ideia foi o neto Henrique, que ficou sem os pallets para brincar.

'Direcão' perigosa

Aparentemente, o cãozinho da foto seria incapaz de saltar da janela e atacar uma criança ou um adulto. Aqui, o problema é o dono. A irresponsabilidade no trânsito tem várias vertentes. Dirigir embriagados ou em alta velocidade, por exemplo, são as infrações que mais alimentam as estatísticas de acidentes. Pequenas desatenções e/ou distrações ao volante, no entanto, também podem resultar em graves consequências. No caso da foto, tanto para o motorista quanto para o cão.
 

Salão do Livro

Em sua 14ª edição, o Salão de Negócios ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), voltado a empresários do setor de venda direta de livros, espera receber mais de 200 participantes, vindos de Norte a Sul do País. O evento acontece de 21 a 26 de fevereiro, no Hotel Wish Serrano, em Gramado. Trata-se do maior evento profissional do mercado editorial brasileiro.

Viamão sem ônibus

Quem mora em Viamão penou para chegar a Porto Alegre no feriadão de Carnaval. A Empresa de Transportes Viamão Ltda. suspendeu ou reduziu várias linhas. Para chegar ao bairro Cristo Redentor, pela avenida Assis Brasil, por exemplo, um passageiro teve que pegar três conduções, quando há duas linhas diretas para a região: uma percorre a Assis Brasil em direção ao Centro da Capital, outra tem ponto final no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, nenhum coletivo destas linhas circulou. Muitos chegaram atrasados ao trabalho.

Agronegócio turbinado

O agronegócio vem se destacando ao longo dos anos como o motor da economia gaúcha. E em 2015, não foi diferente. Só o complexo soja (óleo, farelo e grão) representou 37,8% da movimentação do porto do Rio Grande, um crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior.
Leia mais no Caderno de Logística
encartado nesta edição.

Folia no Congresso

Recém-chegados do recesso, deputados e senadores se presentearam com 12 dias de feriadão de Carnaval. Isto, no momento em que o País enfrenta sua pior crise política e econômica dos últimos tempos. Não é à toa que Brasília é conhecia como a Ilha da Fantasia. Aliás, fantasia e Carnaval têm estreita relação, então está justificado.

Olimpíadas l

Primeiro, era apenas a poluição da Baia da Guanabara; agora, é a vez do Aedes aegypti depositar mais um voto de desconfiança nas Olímpiadas do Rio. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos já admite um possível boicote de seus atletas, assim como o Quênia. Outros países, provavelmente, estão ponderando os riscos que representa o zika vírus para suas delegações.
 

Olimpíadas ll

Desde o boicote dos Estados Unidos e aliados aos jogos de Moscou, em 1980, e da ex-União Soviética e aliados aos jogos de Los Angeles, em 1984, o Rio pode ter o menor número de delegações em competições olímpicas se a ação do zika vírus não for controlada o mais rapidamente possível.
 

Miúdas

  • HOJE, às 14h30min, o presidente do Sindicato Médico do Estado, Paulo de Argollo Mendes, entrega ao procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, denúncia de grave desrespeito aos direitos humanos de paciente.
  • TEM um monte de proprietários de sítios esperando que uma empreiteira os reforme de graça.
  • LOJAS Renner dá um exemplo de competência. Enquanto o varejo em geral exigiu números negativos em 2015, a rede gaúcha veio com lucro 22,8% maior.
  • PARA quem não gosta, a boa notícia: o horário de verão termina dia 21 de fevereiro. Para quem gosta, a má notícia: o horário de verão termina dia 21 de fevereiro.
  • A CPMF é o imposto mais perverso entre todos: paga o rico, paga o pobre.



COMENTÁRIOS
SERGIO - 11/02/2016 08h36min
"""LOJAS Renner dá um exemplo de competência. Enquanto o varejo em geral exigiu números negativos em 2015, a rede gaúcha veio com lucro 22,8% maior."""nBAITA ORGULHO. ENQUANTO ALGUNS CHORAM MAS AS LOJAS RENNER VENDE LENÇOS. SIGAM O EXEMPLO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Carnaval I Turismo com Pet Aranha contra o Aedes O efeito perfeito
Nenhuma atividade humana conseguiu viver nem com remota normalidade em Porto Alegre desde sexta-feira à noite

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo