Porto Alegre, domingo, 07 de fevereiro de 2016. Atualizado �s 21h13.
Dia do Gr�fico.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
26°C
31�C
24�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9090 3,9110 0,38%
Turismo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
Paralelo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Literatura Not�cia da edi��o impressa de 08/02/2016. Alterada em 05/02 �s 20h20min

Raymond Chandler, um escritor sem papas na l�ngua

ESQUIRE/DIVULGA��O/JC
Raymond Chandler, expert em romances policiais, criticou estilo liter�rio de colegas em cartas

"Como uma história de crime honesta, no sentido de que faz com o leitor um jogo limpo, e de que a motivação e os mecanismos do crime são sólidos - é uma fraude. O conceito do livro, especialmente, me incomodou." Foi assim que, em carta ao colega escritor George Harmon Coxe (1901-1984), enviada em 27 de junho de 1940, Raymond Chandler (1888-1959) definiu o livro O caso dos dez negrinhos, da britânica Agatha Christie (1890-1976).
Além da falta de pudores em criticar um dos maiores ícones da literatura policial, a missiva expõe uma das características mais marcantes do autor: a busca pela coerência nas histórias que escrevia. Chandler desprezava os cronogramas, fluxogramas e cruzamentos de álibis dos clássicos do gênero. Philip Marlowe, detetive que narra e protagoniza sete de seus livros, não era cerebral como um Sherlock.
Braulio Tavares, responsável por traduzir, organizar e apresentar os livros de Chandler para a Alfaguara, diz que o autor preferia os "melodramas da pulp fiction": "No romance policial clássico, tudo acontece como numa partida de xadrez. Há uma coreografia de comportamentos a serem cumpridos pelos personagens. É como numa dança, onde só conta o desenho dos passos a serem executados, não importa quem é o dançarino".
Segundo ele, os enredos de autores como Agatha Christie, John Dickson Carr, S. S. Van Dine e outros que ele ironiza eram barrocos e de sagacidade extraordinária, mas só podiam ser bem amarrados se criminosos, suspeitos, testemunhas e investigadores se comportassem de uma maneira artificial. Para Chandler, isso era falsificar o personagem, transformá-lo em boneco.
A correspondência faz parte do apêndice do romance Adeus, minha querida, que a editora lançou no fim de janeiro. No livro, Marlowe busca a namorada de um ex-presidiário brigão. Para achar Velma, ele enfrenta uma fauna de pequenos criminosos, charlatães e mafiosos de toda sorte. Tavares explica que, junto a outros autores, Chandler "trouxe o romance policial para a rua".
"Era outro tipo de crime, outro tipo de detetive. Era o mesmo ambiente sórdido das grandes cidades dos EUA, o mesmo onde circulavam os leitores das revistas. Não tinha nada a ver com crimes nas 'casas de campo no Devonshire inglês'. Chandler recusou essa fórmula, aderiu à escola hardboiled (com mais violência) e lhe deu ressonâncias humanas sem perder o prazer do melodrama policial", resume.
Em uma série de cartas, que vão de 1939 a 1954, Chandler explica a gênese de algumas de suas obras e conversa com seus pares sobre os diversos veios do mercado literário. Espezinha críticos, editores e até desenhistas responsáveis pelas capas de suas obras. "Se o seu ilustrador tivesse se dado ao trabalho de ler apenas algumas linhas do alto da página 144 do livro, ele não teria colocado a si mesmo num papel tão ridículo, nem a mim", reclama em uma carta enviada em maio de 1951 a um executivo da Pocket Books.
"Chandler era um desses sujeitos pragmáticos, 'eu mesmo faço'. Daqueles que levantam o tapete para olhar embaixo, dos que querem saber o porquê de tudo. Tinha uma boa mente analítica, administrativa, e consta que era um funcionário admirado, em seus tempos de executivo. Sempre foi um negociador leonino, mesmo quando estava por baixo", avisa o brasileiro.
Em outro momento, faz previsões sobre a própria obra. Diz, em 1949, que Adeus, minha querida seria considerado o seu melhor livro. A janela alta, o pior. A projeção não se confirmou, já que a crítica literária considera O longo adeus, de 1953, o livro onde o autor atingiu a maturidade estilística.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Bielorussa Svetlana Alexievich ganha o Pr�mio Nobel de Literatura
Svetlana, que tamb�m � jornalista, tem 67 anos e � a 14� mulher a ser premiada com o Nobel de Literatura desde a cria��o, em 1901
Clube de livros entrega uma obra por m�s com surpresas Salman Rushdie condena repress�o do 'politicamente correto' na Feira de Frankfurt

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo